Deputada considera “grave” a Petrobras ter omitido da ANP projeto de refinarias no NE

sergio_gabrielli_11Debaixo do pano – Coordenadora da Comissão Externa que acompanha os desdobramentos do cancelamento pela Petrobras da construção de duas refinarias no Nordeste, a deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) cobrará explicações sobre a decisão da estatal de não submeter os projetos ao crivo da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Os empreendimentos deveriam ser erguidos no Maranhão e no Ceará, mas foram cancelados em janeiro de 2015.

A desobediência da Petrobras foi revelada pela diretora da Agência, Magda Maria de Regina Chambiard, em audiência promovida pela comissão externa nesta quarta-feira (11), em Brasília.

“Nem Premium I, nem Premium II. Nenhuma das duas jamais recebeu a solicitação de construção. Essa solicitação jamais foi submetida à ANP”, frisou a diretora. Segundo ela, para que qualquer refinaria seja construída no Brasil, a autorização deve passar pela ANP.

A deputada maranhense disse que a omissão da Petrobras é um “caso grave” e que cobrará explicações da atual e da ex-presidência da estatal.

“A ANP fiscaliza e regula a atividade comercial de petróleo no Brasil. Causou a todos muita surpresa e estranheza o fato de a Petrobras não ter enviado o pedido de autorização à agência. É um caso extremamente grave”, afirmou a parlamentar, que também é integrante da CPI da Petrobras.

Eliziane enviará pedidos de informações à estatal e questionará José Sergio Gabrielli, convocado para prestar depoimento à CPI da Petrobras, na quinta-feira (12). Gabrielli era o presidente da petrolífera na época em que a estatal anunciou a construção das refinarias no Nordeste.

As refinarias Premium, projeto do governo Lula, custaram quase R$ 3 bilhões e jamais saíram do papel. Serviram apenas para encher os bolsos dos alarifes de sempre e permitir ao PT enganar o eleitorado, que costumeiramente acredita nas balelas que descem a rampa do Palácio do Planalto.

Em países sérios, os dirigentes da Petrobras que patrocinaram essa farsa e os políticos envolvidos em mais um escândalo com a chancela do governo já estariam atrás das grades.

apoio_04