Trabalho do relator da CPI da Petrobras recebe críticas durante depoimento de Gabrielli

sergio_gabrielli_14Artilharia pesada – O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foi enfático ao criticar o trabalho do deputado Luiz Sérgio (PT-SP), relator da CPI da Petrobras. “Sinto no ar cheiro de `combinação de perguntas´. PT gasta tempo deixando Gabrielli dar explicações técnicas sobre Petrobras”, afirmou o parlamentar gaúcho.

Lorenzoni participou da sessão da CPI que ouviu, na quinta-feira (12), o ex-presidente da Petrobras (2005 a 2012), José Sérgio Gabrielli. Boa parte do tempo da CPI foi ocupado por perguntas técnicas do relator para Gabrielli, que são companheiros de petismo.

Durante a sessão, os deputados riram quando o ex-presidente da estatal afirmou que, na opinião dele, a aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, foi um bom negócio. Para Onyx Lorenzoni a situação é grave: “A Petrobras não vai bem, vai muito mal”. E foi além: “a companhia está totalmente destruída”.

O democrata afirmou que os bens de Gabrielli estão indisponíveis, já que o Tribunal de Contas de União (TCU) apurou prejuízo de US$ 792 milhões na compra da refinaria texana de Passadena. O desvio também foi confirmado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, encerrada de maneira pífica no apagar das luzes de 2014.

“A nossa Petrobras era um orgulho. A sua é uma vergonha”, afirmou o deputado democrata. O parlamentar contou que tem sido procurado por ex-funcionários que vão às lágrimas ao indagar sobre o que está acontecendo com a estatal. “O senhor precisa ter respeito por essas pessoas”, afirmou o deputado.

apoio_04