Angela Merkel descarta solução rápida para a crise na Grécia

angela_merkel_28Recado dado – Em pronunciamento no Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão), nesta quinta-feira (19), a chanceler Angela Merkel defendeu esforços adicionais de todos os envolvidos para que seja possível encontrar uma solução para a crise da dívida da Grécia. Ela ressaltou, porém, que não haverá uma solução rápida.

Em mensagem endereçada o governo em Atenas, a chanceler alertou que compromissos assumidos devem ser respeitados por todos. O novo governo grego tentou várias vezes relaxar seus compromissos por reformas, assumidos como contrapartida ao bilionário pacote de resgate da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Merkel atenuou as expectativas quanto a uma solução definitiva para a crise da Grécia durante a reunião de cúpula da UE em Bruxelas, nesta quinta-feira, afirmando que está “absolutamente claro” que não será possível resolver a questão nem durante a reunião nem durante a visita do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a Berlim, na próxima segunda-feira (23).

“Reuniões em pequenos grupos não poderão substituir um acerto dentro do Eurogrupo, seguindo uma proposta das instituições – o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Européia”, afirmou.

A chanceler reforçou, no entanto, a predisposição para negociar, mas disse que as conversações devem ocorrer com a “compreensão de que as diferenças de opinião deverão resultar em pontos em comum”.

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia reúnem-se nesta quinta em Bruxelas. Apesar de não estar na agenda, a situação da Grécia deverá marcar a reunião de cúpula, que vai durar dois dias. O primeiro-ministro grego terá encontros reservados com Merkel e com o presidente da França, François Hollande, durante o encontro. (Com agências internacionais)

apoio_04