Cirurgia de redução de estômago é a saída para problemas de saúde ligados à obesidade

cirurgia_bariatrica_01Cintura fina – A cirurgia de redução de estômago, bariátrica ou gastroplastia para a maioria é a última tentativa de reduzir o peso e melhorar a saúde. Ninguém, em sã consciência, opta em fazer um procedimento, que como toda cirurgia, tem riscos, apenas para emagrecer da maneira mais fácil. Até porque não é fácil, requer muita determinação, disciplina e força de vontade.

Há relatos de pessoas que, após a bariátrica, passou a ter problemas intestinais, dor no estômago, hipoglicemia, vontade de comer sem conseguir etc. Outra queixa muito comum, é o retorno do peso “perdido” após algum tempo da redução de estômago.

Antes de optar em fazer a cirurgia, é importante ouvir todos os lados, colocar na “balança”. A gastroplastia traz muitos benefícios não só para a saúde como a autoestima. Mas é imprescindível ter em mente que cada pessoa é um caso.

A obesidade está associada a diversas doenças e aumenta a taxa de mortalidade em até 12 vezes. Os obesos, apesar da força de vontade e tratamentos clínicos, não conseguem retornar e se manter no peso ideal.

Mas, com a cirurgia:

– Há redução em média de 50 a 70% do excesso de peso.

– Resolução de cerca de 57% da enxaqueca.

– Resolução de 96% da apneia do sono.

– Resolução de 63% da hipercolesterolemia (colesterol alto).

– Resolução de 69% da asma.

– Resolução de 69% da hipertensão.

– Redução de 90% da esteatose hepática (gordura no fígado).

– Resolução de 72% do refluxo.

– Resolução de 100% da síndrome do ovário policístico.

– Resolução de 44% da incontinência urinária.

– Resolução de 41% da osteoartrite.

– Resolução de 95% das varizes.

– Resolução de 72% da gota.

– Resolução de 82 a 98% da diabetes tipo 2.

A gastroplastia ainda melhora em 95% a qualidade de vida, enquanto o risco de vida diminui em 89%. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04