Richa mente ao negar participação de parente em esquema de arrecadação de recursos

beto_richa_12Perna curta – Governador do Paraná, Carlos Alberto Richa (PSDB), conhecido politicamente como Beto Richa, mente ao negar que o empresário Luiz Abi Antoun, seu parente, tenha atuado até agora como arrecadador de recursos para as campanhas tucanas no estado sulista. Richa, que caiu em desgraça junto à exigente opinião pública paranaense, sabe que Abi sempre gravitou na órbita de seus mandatos, desde a época em que o tucano comandou a prefeitura de Curitiba.

Quem conhece as entranhas da política paranaense sabe que Luiz Abi, que circula com excesso de desenvoltura nos bastidores do poder local, sempre falou em nome do governador em suas incursões pouco ortodoxas.

Abi Antoun foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná, na última sexta-feira (27), por formação de organização criminosa, fraude à licitação e falsidade ideológica. De acordo com os promotores, Abi lidera um grupo que desviou recursos públicos no vácuo de um suspeito contrato de manutenção de veículos oficiais. Segundo as investigações, a oficina mecânica contemplada com o contrato de manutenção seria de propriedade de Luiz Abi, mas estaria registrada em nome de “laranjas”.

O empresário teve o nome mencionado em depoimento de delação premiada prestado por Marcelo Caramori, ex-fotógrafo do governo paranaense e preso sob a acusação de exploração sexual de menores e estupro de vulnerável. De acordo com o delator, Abi Antoun atuava nos bastidores do governo como “caixa financeiro” das campanhas de Beto Richa.

O escândalo envolvendo Luiz Abi não é novo e surgiu pela primeira vez nos subterrâneos do tucanato paranaense a reboque da misteriosa contratação de radares de trânsito, operação que se deu na época em que Richa era prefeito de Curitiba.

O imbróglio atual deveria ter eclodido durante a campanha de Richa à reeleição, em 2014, mas por cautela dos investigadores o assunto foi postergado. Em outra ponta do governo paranaense há um escândalo que, já vencido, mandou para a cadeia os alarifes envolvidos na operação. Trata-se da estranha renovação da frota de viaturas policiais do Estado, que tema que foi devidamente abafado. O denunciante, integrante da polícia paranaense, diz durante conversa telefônica que o caso é escabroso e com potencial para mandar alguns poderosos para a prisão.

No período em que Richa foi prefeito da capital paranaense (2005-2010), o UCHO.INFO denunciou irregularidades na contratação dos radares de trânsito, ocasião em que Abi Antoun manifestou desejo de processar o editor do site por causa de matéria jornalística. Aconselhado por pessoa próxima a desistir da ideia, pois foi informado que o site sempre tem mais provas do que imaginam os incautos, Abi preferiu seguir a recomendação.

O governador Beto Richa, que enfrenta persistente inferno astral, deve explicações ao povo do Paraná e por isso nega o fato, mas na intimidade sabe que o Ministério Público não errou ao colocar as mãos sobre Luiz Abi Antoun, conhecido nas coxias do poder como uma das eminências pardas do governo local. A denúncia oferecida pelo MP contra Abi foi tão devastadora, que alguns ousados integrantes da equipe de Richa colocaram as “barbas de molho”, mesmo que imberbes sejam. O escândalo que sacode a terra das araucárias está apenas começando, o que explica a apreensão generalizada que se instalou no Palácio Iguaçu e suas adjacências.

Recordar é viver

Diziam os antigos que à mulher de César não bastava ser honesta, mas parecer como tal. Se o governo do tucano Beto Richa é desonesto não se sabe, mas alguns escândalos recentes, que caíram nos esquecimento, mostram que um dia já teve fogo onde mais tarde surgiu fumaça. Ou seja, a mulher de César não frequenta o Palácio Iguaçu.

Entre esses episódios trepidantes não se pode esquecer a denúncia feita pela empresária Ana Cristina Aquino, que em depoimento registrado em cartório acusou o irmão do governador paranaense, Pepe Richa, de ter recebido dinheiro para facilitar um negócio com a montadora Renault, cuja unidade brasileira funciona no Paraná.

No depoimento, a empresária afirma que para o grupo AG Log entrar no Paraná e conseguir um contrato com Renault, o irmão do governador também teria recebido propina. “O Pepe Richa recebeu R$ 500 mil. Não foi da minha mão, foi da mão da Suzana Leite, uma lobista. O Gabardo (Sérgio) me entregou o dinheiro para eu levar ao Paraná. Dei o dinheiro para ela e fiquei dentro do carro esperando”, afirmou Ana Cristina Aquino.

apoio_04