Câmara analisa projeto de lei que proíbe uso de celulares e tablets em salas de aula de todo o País

celular_20Barrados no baile – Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL 104/15) que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares e tablets, nas salas de aula da educação básica e superior de todo o País.

De autoria do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS), o PL prevê que os aparelhos serão admitidos em sala apenas no caso de integrarem as atividades didático-pedagógicas e cujo uso for autorizado pelos professores.

O texto amplia o alcance de projeto de lei apresentado em 2007 pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que pretendia proibir apenas o uso de telefones celulares nas salas de aula.

Antes de ser arquivado com o fim da legislatura anterior, o projeto de Mattos (PL 2246/07) chegou a ser aprovado pela então Comissão de Educação e Cultura, onde foi alterado para estender a proibição a todos os aparelhos eletrônicos portáteis.

A comissão concluiu que “para preservar a essência do ambiente pedagógico, deveria estender a proibição a todos os equipamentos eletrônicos portáteis, que desviam a atenção do aluno do trabalho didático desenvolvido pelo professor”.

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação (CE); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Unesco e o contraponto

No documento “Diretrizes de Políticas de Aprendizagem Móvel”, a Unesco defendeu o celular na escola, inclusive dentro da sala de aula como recurso didático e pedagógico. A Unesco espalhou especialistas em todo o mundo para criar um guia sobre o tema. Contudo, para especialistas em Educação, antes de defender o incentivo do uso de tecnologias móveis dentro da sala de aula, é preciso estabelecer regras claras de uso.

No documento, a Unesco também discute a necessidade de se treinar os professores para que eles lidem com a tecnologia dentro da sala de aula.

O problema é que no Brasil, na maioria dos casos, existe certa resistência por parte dos professores em incorporar novas tecnologias. Para muitos, sala de aula é lugar de desligar o celular e ponto final. (Com informações da Agência Câmara)

apoio_04