Jatinhos da FAB: deputado critica demora da restrição de uso e pede novas informações a ministros

fab_08Cortina de fumaça – Anunciado com pompa pelo governo petista de Dilma Vana Rousseff, o decreto presidencial que restringe o uso de jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) por ministros de Estado e outras autoridades federais deveria ter sido baixado há vários anos. Desde 2011, o líder do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR), vem denunciando o abuso.

Em diversos pedidos de informação ao Ministério da Defesa, o parlamentar obteve detalhes sobre os gastos e o abuso no uso das aeronaves. Desde lá, vários veículos de comunicação, com a ajuda de informações coletadas pelo PPS, publicaram reportagens sobre o assunto. A última foi produzida pela revista Veja e mostra que ministros voam sozinhos em jatos da aeronáutica com custo até 44 vezes maior que a média da passagem em voo comercial.

Rubens Buenos avisou nesta sexta-feira (03) que na próxima segunda-feira vai ingressar com novos pedidos de informações aos ministros citados na reportagem da Veja questionando a necessidade do uso dos jatinhos da FAB, entre outras indagações.

Os jornais “O Estado de S. Paulo” e “Folha de S. Paulo” também produziram matérias nos últimos anos questionando a utilização dos aviões. Aproveitaram dos voos exclusivos, em 2015, os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), Pepe Vargas (Relações Institucionais), Mauro Vieira (Itamaraty), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres) e Aloizio Mercadante (Casa Civil), que voou até de férias.

“Essa história do Palácio do Planalto fazer sacrifícios na ‘própria casa’ para reduzir gastos, eliminar despesas extras e cumprir o ajuste fiscal é, neste momento, puro jogo de marketing. Deveriam ter cortado gastos há muito tempo e nada fizeram. Pelo contrário, incentivaram a farra, multiplicaram os cargos comissionados e montaram quadrilhas em vários órgãos para desviar dinheiro público para políticos e partidos. Agora, que a casa caiu, querem posar de austeros. Isso não convence ninguém”, criticou Rubens Bueno.

A nova regra determina que ministros só poderão utilizar aviões oficiais do governo em viagens de retorno para casa se a data da utilização coincidir com compromissos oficiais. Esse tipo de proibição é do tipo para “inglês ver”, pois essa prática de agendar compromissos para as sextas-feiras ou finais de semana é comum e conhecida. Aliás, desde que o UCHO.INFO denunciou, ainda em 2005, o uso indevido de aviões da FAB por ministros e integrantes do governo, essa prática tornou-se corriqueira.

apoio_04