Hillary Clinton deverá anunciar candidatura à presidência dos EUA em breve

hillary_clinton_13Antes da hora – Os Estados Unidos vivem a expectativa de que nas próximas duas semanas a ex-secretária de estado americana e esposa do ex-presidente Bill Clinton, Hillary Clinton, deverá lançar sua candidatura à presidência do país.

Pessoas próximas da organização da futura campanha disseram à agência “Associated Press” que o objetivo inicial será voltado para pequenos eventos antes de partir para os discursos em grandes comícios.

O objetivo é fazer com que sua segunda candidatura à Casa Branca seja “mais sobre os eleitores do que sobre ela mesma”.

Hillary, que foi Secretária de Estado no primeiro mandato do presidente Barack Obama, de 2009 a 2013, tornou-se rapidamente a favorita do Partido Democrata para concorrer à presidência.

Em participação em um fórum no México, no ano passado, Hillary comentou que sua experiência como primeira-dama, senadora e secretária de Estado dá a ela um “ponto de vantagem único’. Na ocasião, a ex-secretária manifestou sua preocupação com o papel da Rússia na crise ucraniana.

“Fico preocupada com a visão do presidente (Vladimir) Putin de que a Rússia deveria dominar suas fronteiras e intimidar as pessoas que estão além delas, usando o (abastecimento de) gás e petróleo como uma arma’, afirmou.

“É importante que a Europa permaneça unida, estável e em paz e que a Rússia seja persuadida, convencida de alguma maneira – ou mesmo forçada – a olhar para o futuro, e não para o passado”, acrescentou Hillary, já deixando claro sua preocupação com a Rússia. Tema que, provavelmente, será bastante abordado em sua campanha.

Pé na estrada

Segundo informações, Hillary Clinton, que assinou um contrato de aluguel para montar gabinetes no Brooklyn recentemente, começará a viajar pelos estados considerados importantes, como New Hampshire e Iowa, mas não estará acompanhada de seu marido Bill Clinton. A viagem continuará, com menos paradas, por Nevada e Carolina do Sul, para delinear e medir o apoio que pode obter dentro do Partido Democrata.

Em março, o republicano próximo ao Tea Party, Ted Cruz, anunciou sua candidatura, primeiro por meio das redes sociais e depois em discurso em uma universidade da Virgínia. Cruz foi o primeiro a dar um passo adiante na corrida presidencial.

Já outros republicanos, como os senadores Rand Paul e Marco Rubio, anunciaram uma data para informar se apresentarão ou não candidatura para as eleições de 2016, que será ainda este mês.

Enquanto nomes republicanos dispostos a se candidatarem vão aparecendo, no Partido Democrata Hillary quase não tem rivais, além da possível opção do governador de Maryland Martin O’Malley.

A data certa do lançamento de sua campanha é mantida em sigilo absoluto, porém espera-se que o anúncio ocorra em meados de abril por meio de um vídeo postado nas redes sociais. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04