Terrorista é condenado pela Justiça dos EUA por atentado na Maratona de Boston

dzhokhar_tsarnaev_01Resultado esperado – Dzhokhar Tsarnaev, de 21 anos, de origem chechena e que obteve a nacionalidade norte-americana em 2012, foi considerado culpado pelo atentado a bomba na maratona de Boston que deixou três mortos e mais de 260 feridos, em abril de 2013. O terrorista respondia criminalmente a trinta acusações e foi condenado em todas elas, inclusive planejamento e execução de atentado terrorista, uso de armas de destruição em massa, e o homicídio de um policial que trocou tiros com ele e seu irmão, Tamerlan, durante a fuga dos extremistas. Vale lembrar que Tamerlan foi morto por policiais antes da prisão de Dzhokhar.

Na próxima semana, o mesmo júri que deliberou sobre a condenação do radical deverá decidir se ele cumprirá pena de prisão perpétua ou será condenado à morte por injeção letal. Fora do Tribunal onde aconteceu o julgamento, manifestantes pediam a pena máxima para Dzhokhar. O anúncio da condenação do terrorista ocorreu uma semana antes do aniversário de dois anos do atentado, considerado o pior ataque terrorista em solo americano desde o ‘11 de setembro’.

Na ocasião do atentado, duas bombas caseiras plantadas pelos irmãos Tsarnaev explodiram próximas à linha de chegada da maratona. Segundo relatos de pessoas que estavam dentro do tribunal, Dzhokhar recebeu o veredicto friamente. O júri era composto por sete mulheres e cinco homens, e deliberou por onze horas até revisar todas as acusações e tomar uma decisão.

A advogada de defesa do terrorista, Judy Clark, já aguardava a condenação e vinha trabalhando para evitar a pena de morte. A defesa argumentou que seu cliente teria sido usado pelo irmão mais velho. Ela afirmou ao júri que Tamerlan foi o responsável por radicalizar Dzhokhar na religião islâmica e por coagir o caçula a participar do atentado terrorista que ele havia tramado. “Não negamos que Dzhokhar tenha participado destes eventos. Mas se não fosse por Tamerlan, isso não teria acontecido”, declarou.

Por outro lado, a acusação tentou desconstruir a tese da defesa e caracterizar os irmãos Tsarnaev como uma equipe disposta a punir os Estados Unidos pelas guerras no Iraque e Afeganistão. O promotor William Weinreb disse que culpar somente o irmão mais velho era uma tentativa de “minimizar a responsabilidade pelo que ele (Dzhokhar) havia feito”. “Você deve ser diferente das outras pessoas ao tomar a decisão de estilhaçar os corpos de jovens mulheres e crianças com bombas caseiras” acrescentou Weinreb.

Cerca de noventa testemunhas foram chamadas pelo governo americano ao longo do julgamento. Descrições metódicas de como as bombas feitas pelos irmãos Tsarnaev mutilaram as vítimas fizeram parte das exposições no tribunal. Em uma audiência, promotores mostraram um vídeo de Dzhokhar plantando um dos artefatos próximo a Martin Richard, de apenas 8 anos. A criança foi uma das vítimas fatais do atentado e, de acordo com a promotoria, teve o corpo “destruído” pela explosão. A defesa do terrorista tentou argumentar que seu cliente havia colocado a bomba próxima a uma árvore. Este é um ponto crucial para o julgamento, uma vez que a idade de Martin Richard é um agravante para respaldar a condenação à pena de morte.

Atualmente, Dzhokhar Tsarnaev encontra-se, desde sua prisão, praticamente isolado em um hospital penitenciário a 70 km de Boston.

apoio_04