Estudo afirma que nova vacina poderá impedir infecção por ebola com apenas uma dose

vacina_02Solução a caminho – Muito em breve uma vacina eficaz contra o ebola, com uma única dose, pode se tornar realidade. Nesta quarta-feira (8), um estudo publicado na revista “Nature”, cientistas relatam a descoberta de um imunizante capaz de proteger contra o vírus que causou a pior epidemia de ebola da história, iniciada em 2014. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o hoje 25.550 pessoas foram infectadas, das quais 10.587 morreram.

A epidemia da doença em países do Leste da África fez com que se desse início uma corrida pelo desenvolvimento de um imunizante que pudesse evitar uma nova crise no futuro. Atualmente há nove vacinas em andamento.

Esta vacina está sendo desenvolvida pela Universidade do Texas e pela empresa de biotecnologia Profectus BioSciences. Em um teste com macacos ela mostrou-se eficaz contra a cepa Zaire do vírus. Na pesquisa, os cientistas inseriram parte do Zaire no vírus da estomatite vesicular (VSV), que não é perigoso para humanos. Oito macacos receberam a dose e foram, então, expostos ao vírus do ebola. Nenhum deles mostrou sinais de uma infecção, enquanto os dois animais do grupo de controle morreram.

No teste com humano, uma primeira versão do imunizante foi testada em 40 voluntários. Alguns deles, no entanto, desenvolveram efeitos colaterais como febre e dores nas articulações, que causaram preocupações quanto à segurança da vacina. Já na segunda versão, os pesquisadores mudaram o local do VSV onde inseriram os genes do ebola, numa tentativa de garantir a mesma imunização e reduzir os efeitos indesejados.

Assim, após os ajustes, o vírus VSV se multiplicou de cinco a dez vezes mais devagar nos animais vacinados, e eles apresentaram níveis de 10 a 50 vezes menores do vírus no sangue. A confirmação definitiva dos resultados só virá com testes em humanos. Segundo os pesquisadores, eles devem acontecer ainda este ano. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04