Requerimento de Flexa Ribeiro e Ronaldo Caiado questiona operações do BNDES nos últimos 12 anos

bndes_02Mínimos detalhes – Líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO) protocolou nesta quinta-feira (9), junto com o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), requerimento de informação com questionamentos sobre as operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no exterior e sobre as dez empresas ou grupos empresariais que mais receberam financiamento da instituição nos últimos 12 anos. O requerimento apresentado ao plenário do Senado é direcionado ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Armando Monteiro Neto. É prerrogativa do Senado requisitar dados a respeito de informações sigilosas referentes a operações de instituições financeiras.

Os parlamentares pedem informações detalhadas sobre os programas, projetos e ações financiadas pelo BNDES em território estrangeiro a partir de 2003. No documento são solicitados os países envolvidos, empresas beneficiárias, razões que motivaram a concessão do crédito, tipo de projeto, prazos de financiamentos, saldo devedor e se há situações de inadimplência etc. O mesmo detalhe é requerido para as 10 empresas que mais receberam financiamento do banco no período.

“Há denúncias mais que suficientes que justificam um pente fino nos financiamentos concedidos pelo BNDES a exemplo da construção do porto de Mariel, em Cuba, e dos bilhões concedidos ao grupo JBS, curiosamente o maior financiador da campanha do PT ano passado. São operações com dinheiro público feitas sem transparência. Alguns dos delatores da operação Lava Jato já denunciaram que a caixa preta do BNDES deixa torna ‘fichinha’ o escândalo da Petrobras”, justificou Caiado que é autor também de requerimento para instalar uma CPI para investigar a instituição.

“Esta é mais uma ação para abrir a caixa preta do BNDES. Sobre a CPI estamos buscando novas assinaturas para garantir que tenhamos uma investigação apesar de o governo tentar todas as manobras para impedir a instalação da comissão até coagir senadores”, afirmou.

Tramitação

O requerimento de informação é protocolado no plenário do Senado que encaminha a Comissão de Constituição e Justiça onde deve ser apreciado. Se aprovado, retorna ao plenário onde também passa por votação e pode ser aprovado por maioria simples.

apoio_04