Estado Islâmico divulga vídeo da decapitação de pessoas na Líbia

(AP Photo)
(AP Photo)
Extremismo criminoso – Foi publicado nas redes sociais neste domingo (19), um vídeo, supostamente produzido pelo grupo Estado Islâmico, que mostra militantes decapitando e atirando contra a cabeça de 30 cristãos etíopes na Líbia.

Não foi possível verificar a autenticidade do vídeo, entretanto as mortes foram muito parecidas a outros episódios de violência protagonizados pelo Estado Islâmico. O grupo expandiu seu alcance a partir de seus redutos no Iraque e na Síria para a caótica Líbia.

No vídeo, militantes acusam os cristãos de estarem numa cruzada para matar muçulmanos, além de mostrar cerca de 15 homens sendo decapitados em uma praia e outro grupo, também com 15 pessoas, baleado na cabeça em um matagal. Ambos os grupos aparecem no vídeo com uma legenda dizendo que são “adoradores da cruz pertencentes à Igreja etíope hostil”.

As autoridades líbias ainda não comentaram o assunto. Enquanto que uma autoridade etíope afirmou que o governo estava reunindo informações sobre as mortes e que se pronunciaria quando tiver mais detalhes. Ainda de acordo com a fonte, a Etiópia não possui embaixada na Líbia, o que torna a investigação ainda mais complicada.

O presidente egípcio, Abdel Fattahal-Sisi, ordenou ataques aéreos em alvos do Estado Islâmico na Líbia em fevereiro, depois que o grupo postou um vídeo de seus militantes decapitando 21 cristãos egípcios. No último dos vídeos, publicado em websites que apoiam o Estado Islâmico e vistos como oficiais, um homem vestido de preto segurando uma pistola aparecia atrás de algumas das vítimas.

Entre os dizeres no vídeo publicado, estão: “Sangue de muçulmanos derramado pelas mãos das suas religiões não é barato” e “Estamos de volta agora para a nação da cruz”. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04