Equipe do MIT afirma que sistema de inteligência artificial pode ajudar a detectar câncer

inteligencia_artificial_01Caminho das pedras – A revista científica “Journal of the American Medical Informatics Association” publicou estudo informando que a equipe do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology, o concorrido MIT, desenvolveu um sistema que pode ser usado para identificar linfomas no organismo humano.

O linfoma é um câncer com origem no sistema linfático e de difícil diagnóstico: mais de 15% dos casos são inicialmente mal diagnosticados, impedindo que o tratamento comece mais cedo.

O programa desenvolvido no MIT usa grandes bancos de dados com relatórios da doença, extraindo deles as informações médicas que podem ser combinadas para diagnosticar os cerca de 50 subtipos de linfoma. O sistema também analisa palavras geralmente usadas em registros médicos.

O cruzamento de todos esses dados oferece aos médicos informações e descrições de casos parecidos. O software ainda sugere os tipos de linfoma que podem estar presentes no paciente examinado.

Os pesquisadores do MIT revelam que o sistema ainda precisa ser alimentado com mais informações para que sua precisão aumente, porém esperam que o software seja disponibilizado à comunidade médica já nos próximos anos. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04