Banco Central eleva a taxa básica de juro para 13,25% ao ano e ajuda a piorar a crise econômica

juros_23Apertando o cerco – Confirmando as apostas do mercado financeiro nacional, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (29), elevar a taxa básica de juro da economia, a Selic, de 12,75% para 13,25% ao ano. Trata-se do quinto aumento consecutivo da taxa Selic, que permanece no maior patamar dos últimos seis anos. No início de 2009, a taxa alcançou a marca de 13,75% ao ano.

Com a elevação da Selic, o Banco Central espera controlar o crédito e o consumo, estratégia adotada pela equipe econômica do governo para tentar frear a inflação.

Como vem afirmando o UCHO.INFO nos últimos sete anos, a política econômica adotada pelos governos do PT foram desastrosas, a ponto de balançarem em seus próprios oximoros.

No final de 2008, o então presidente Lula se valeu do crédito fácil para empurrar a parcela incauta da população na vala do consumismo. Foi a fórmula encontrada à época pelos palacianos para enfrentar os efeitos da crise internacional, chamada por Lula de “marolinha”. A receita foi seguida por Dilma Rousseff, que conseguiu arruinar a economia brasileira.

No momento em que o BC encarece o crédito e o investimento, o juro elevado, em ato contínuo, inviabiliza qualquer tentativa de crescimento da economia.

A decisão do Copom de elevar em meio ponto percentual a taxa básica de juro acontece em momento crucial, pois a economia vive um cenário desastroso, que mescla nível reduzido de atividade, alta do desemprego em todos os setores, queda do valor médio dos salários e inflação pressionada pelos chamados preços administrados (energia elétrica e combustíveis).

Ao final do encontro do Copom, o Banco Central divulgou a seguinte e curta nota: “Avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,50 p.p., para 13,25% a.a., sem viés”.

apoio_04