Merkel defende cooperação entre a inteligência alemã e a estadunidense NSA

angela_merkel_21Acordo de potências – A chanceler alemã Angela Merkel defendeu nesta segunda-feira (4) o Departamento Federal de Informações da Alemanha (BND) contra acusações de violação da lei ao ajudar os Estados Unidos. Ela prometeu cooperar com uma investigação parlamentar.

De acordo com a imprensa alemã, o BND teria ajudado a Agência de Segurança Nacional (NSA) a espionar autoridades e empresas na Europa. Entre os alvos estariam altos funcionários do governo francês e da Comissão Europeia, além de companhias como a Airbus.

Em seu primeiro comentário sobre o assunto, Merkel disse continuar acreditando não ser aceitável que países amigos espiem uns aos outros – uma referência à sua consternação em 2013 diante de relatos de que a NSA teria grampeado seu telefone celular.

“Mas, por outro lado, agências de inteligência estão trabalhando para assegurar a segurança pública, e o governo alemão fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que pode desempenhar seu trabalho”, disse.

“Essa habilidade de cumprir suas obrigações diante de ameaças de terrorismo internacionais vem da cooperação com outras agências de inteligência, e isso inclui a NSA”, completou a chanceler.

Merkel disse a repórteres em Berlim que seu governo fornecerá a uma comissão parlamentar “todos os detalhes” sobre a cooperação do serviço de inteligência da Alemanha com os EUA.

Também nesta segunda-feira, o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, afirmou que, se a comissão de inquérito sobre o assunto convidar a chanceler a falar, ela está disposta a comparecer ao Parlamento. Indagado sobre desde quando Merkel sabe de violações cometidas pelo BND, Seibert disse que ela está em contato com a agência há várias semanas.

No sábado, o tabloide alemão “Bild” noticiou que o BND não teria apenas ajudado a NSA a espionar empresas, ministérios e agências europeias, mas também utilizado os dados interceptados para os próprios interesses. (Com agências internacionais)

apoio_04