Técnico da seleção brasileira de futebol, Dunga não fará mais testes na Copa América

(Reuters)
(Reuters)
Panelinha conhecida – Na terça-feira (5), Carlos Caetano Bledorn Verri, ou simplesmente Dunga, anunciará às 11h, no Rio de Janeiro, os nomes dos 23 convocados para a Copa América, que será no Chile disputada de 11 de junho a 5 de julho próximos. O técnico da seleção brasileira de futebol já avisou que não haverá surpresas, ou seja, somente aqueles 43 atletas convocados por ele desde que reassumiu o comando da equipe, em julho de 2014, têm chance de mais uma vez vestir a “amarelinha”.

Ainda segundo Dunga, diferentemente do que pensava há oito anos, o torneio continental, por ser oficial, não é lugar de teste. Vale lembrar que, em 2007, quando comandou a seleção pela primeira vez, o técnico usou uma estratégia diferente na Copa América de então, na Venezuela.

Naquela competição, em que o Brasil venceu, quatro dos 23 chamados jamais tinham sido convocados pelo técnico: o goleiro Doni, os zagueiros Alex Silva e Naldo e o atacante Afonso Alves. Eles também jamais haviam jogado uma partida pela seleção brasileira, nem com outros treinadores.

Na convocação para a Copa América daquele ano, Dunga precisou fazer, no final de maio, uma pré-lista com 34 nomes. Antes de sair a lista final, a seleção fez dois amistosos na Europa, contra Inglaterra e Turquia e, após os amistosos, foram cortados 11 jogadores, chegando aos 23.

Na época ele não levou Ronaldinho Gaúcho e Kaká, que alegaram cansaço e não aceitaram a convocação.Desta pré-lista, seis jogadores não haviam sido chamados por ele ainda: além dos quatro já citados, o lateral Zé Roberto, que esteve no Mundial de 2006, e o atacante Jô, também novo na seleção de Dunga, mas cortado quando a lista diminuiu de 34 para 23 após os amistosos na Europa.

Zé Roberto, apesar de mantido, alguns dias depois pediu dispensa, alegando que aos 32 anos, sua idade na época, não teria gás para seguir até a Copa de 2010, na África do Sul. Hoje, aos 40 anos, Zé Roberto ainda está na ativa e é titular do Palmeiras.

Após oito anos, Dunga demonstrou não ter gostado de testar atletas na Copa América. “Quem nunca foi convocado não está fora [da seleção], mas vai ter que esperar uma nova oportunidade. A Copa América é uma competição, então a gente tem que colocar jogadores que já deram uma resposta. A Copa América não é para testar jogador”, revelouo técnico antes do amistoso contra o Chile, em março deste ano.

Somente o goleiro Doni esteve na Copa de 2010, na África do Sul, dos quatro convocados para a Copa América 2007 sem nunca ter tido experiência com Dunga anteriormente. “Tem que estar em um bom momento no clube e já ter estado na seleção em algum momento. Quem nunca jogou fica difícil, porque a história mostra que jogadores que nunca jogaram, ou só jogaram duas ou três vezes, dificilmente deram certo”, afirmou o treinador. (Por Danielle Cabral Távora)

Confira abaixo a lista dos 43 jogadores que Dunga chamou na sua segunda passagem pela seleção:

Goleiros

Jefferson – Botafogo
Rafael Cabral – Napoli
Marcelo Grohe – Grêmio
Neto -Fiorentina
Diego Alves – Valencia

Zagueiros

David Luiz – PSG
Marquinhos – PSG
Gil – Corinthians
Miranda – Atlético de Madri
Juan – Inter de Milão
Thiago Silva – PSG
Gabriel Paulista – Arsenal

Laterais

Filipe Luis – Chelsea
Alex Sandro – Porto
Marcelo – Real Madrid
Danilo – Porto
Mário Fernandes – CSKA
Dodô – Inter de Milão
Fabinho – Mônaco
Maicon – Roma

Volantes

Luiz Gustavo – Wolfsburg
Elias – Corinthians
Fernandinho – Manchester City
Ramires – Chelsea
Souza – São Paulo
Rômulo – Spartak Moscou
Casemiro – Porto

Meias e Atacantes

Neymar – Barcelona
Oscar – Chelsea
Roberto Firmino – Hoffenheim
Robinho – Santos
Willian – Chelsea
Philippe Coutinho – Liverpool
Diego Tardelli – ShandongLuneng (CHN)
Luiz Adriano – ShakhtarDonetsk
Douglas Costa – ShakhtarDonetsk
Ricardo Goulart – Guangzhou Evergrande (CHN)
Kaká – Orlando City
Lucas – PSG
Fred – ShakhtarDonetsk (UCR)
Anderson Talisca – Benfica
Everton Ribeiro – Al-Ahli (EAU)
Hulk – Zenit

apoio_04