Em São Paulo, torcedores violentos terão de trabalhar durante os jogos dos respectivos times

briga_torcidas_02Jogo duro – Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Segurança Pública definiu algumas medidas para tentar diminuir a violência no futebol do Estado de São Paulo. Uma delas é a que os torcedores detidos em confusões serão afastados dos estádios e terão de se apresentar para prestar serviços à população durante os jogos aos quais estão impedidos de frequentar. A fiscalização será da própria Secretaria.

Santos, São Paulo e Corinthians não enviaram representantes à reunião, apenas o Palmeiras, representado pelo seu vice-presidente, Genaro Marino.

Com o objetivo de agilizar o processo de identificação e punição dos baderneiros, a partir de agora, os órgãos judiciais devem trabalhar mais próximos aos de segurança. “A SSP vai ser responsável por essa fiscalização agora pouco. Poderemos até usar tornozeleira se for necessário. Mas o mais importante é que o cara que tiver a pena restritiva terá penas de prestação se serviço. A pessoa será fiscalizada nos lugares que a gente fizer parceria, como um centro de reabilitação, o IML e outros lugares. Um deles é o centro Lucy Montoro, que é um centro de excelência. Os torcedores que fazem baderna no estádio vão ter de ajudar nisso, é importante que eles passem por isso e vejam a luta dessas pessoas. É uma forma de reeducação, não só de punição. Vai passar a dar mais valor para isso”, afirmou Alexandre Moraes, secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

“A primeira mudança importante é a seguinte: o juizado do torcedor terá mais competência agora. Ele passará a processar e julgar os crimes do estatuto do torcedor, desde que aconteça em decorrência dos eventos esportivos. Um exemplo: um ônibus com torcedores que deu um problema, não podia ser julgado pelo estatuto. Agora, vai poder. As medidas passarão a ser analisadas pelo juizado do torcedor. Isso significa que ficará tudo no mesmo lugar. Tudo no Estatuto do Torcedor. Salvo os crimes contra a vida, claro. A gente terá um núcleo especializado de combate à violência. Desde a investigação até a sentença. Isso fará com que a gente dê um salto muito grande”, completou.

Vale ressaltar que outras medidas também foram definidas, como, por exemplo, a presença de delegacia móvel no estádio – um ônibus adaptado, com tudo que for necessário para o atendimento ao público, inclusive com cela –, nos grandes eventos.

Outra novidade é que pelo Disque Denúncia haverá um contato específico para falar sobre a violência no futebol. A sugestão foi da Sociedade Esportiva Palmeiras. No próximo dia 26 será instalado o novo juizado do torcedor, que, de acordo com a programação, começará a funcionar no começo de junho. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04