Mercado prevê piora da crise econômica, enquanto o governo Dilma esconde a realidade

crise_economica_05Descendo a ladeira – Divulgado nesta segunda-feira (1), como acontece semanalmente, o Boletim Focus, do Banco Central (BC), mais uma vez não trouxe boas notícias acerca da economia brasileira. Der acordo com os especialistas do mercado financeiro consultado pelo BC, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 passou de uma retração de 1,24% da semana anterior para recuo de 1,27%. Na última sexta-feira (29), o IBGE trouxe mais uma notícia desanimadora com o anúncio do PIB do primeiro trimestre deste ano: contração de 0,2%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o recuo foi ainda maior, 1,6%.

Principal ingrediente da economia nacional, a produção industrial deve encolher 2,80% em 2015 – mesmo índice da semana anterior. Para 2016, as apostas de expansão para a indústria seguem em 1,50% há oito semanas consecutivas.

A projeção para o setor industrial neste ano mostra que o UCHO.INFO estava certo quando, em 2005, alertou o governo federal para os primeiros passos de um processo de desindustrialização. Naquele momento, os inquilinos do Palácio do Planalto estavam preocupados em salvar o então presidente Luiz Inácio da Silva, à época arrastado para o cerne do escândalo do Mensalão do PT.

Como se fosse pouco, os economistas procurados pelo BC também apostam em alta da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os especialistas preveem que o mais temido fantasma da economia deve encerar o corrente ano na marca de 8,39%, índice muito acima dos 6%, que representa o teto do programa de metas estabelecido pelo governo.

Considerando que a alegria de pobres e ricos dura pouco, os analistas do mercado financeiro elevaram a projeção da taxa básica de juro, a Selic, que pode fechar 2015 em 14% ao ano, taxa absurda para um país que até recentemente é considerado um emergente e em pleno crescimento econômico. Na mais recente reunião do Comitê de Polícia Monetária (Copom) do Banco Central, a Selic pulou de 12,75% para 13,25% ao ano.

Com a previsão de alta da Selic, os brasileiros devem se preparar para receber contrapartida ainda menor por parte do governo, pois a dívida federal torna-se ainda maior a cada elevação da taxa básica de juro, que remunera os títulos oficiais despejados no mercado financeiro.

Enquanto o cenário econômico continua carrancudo, o governo petista de Dilma Vana Rousseff se agarra ao plano de ajuste fiscal, que pode dar em nada por conta da não melhora da realidade tributária brasileira, uma das piores do planeta.

Quando este site afirma que o estrago provocado na economia ao longo da última década pelos governos petista (Lula e Dilma) exigirá dos brasileiros de bem pelo menos cinco décadas de esforço continuado, a esquerda verde-loura afirma que nossa especialidade é torcer contra o País. Contra fatos não há argumentos, assim como diante de números oficiais da economia não há desculpa que convença. EM suma, o PT arruinou o Brasil e ainda quer sair da lama como gênio incompreendido.

apoio_04