Grécia atrasa pagamento de dívida ao FMI; Tsipras pega carona em manobra

christine_lagarde_05Sem fôlego – O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta quinta-feira (4) que o governo de Atenas pediu para saldar as quatro parcelas de sua dívida que vencem neste mês em pagamento único, a ser feito no próximo dia 30 de junho.

O FMI afirmou que, segundo decisão do fim da década de 1970, seus países-membros podem pedir para agrupar pagamentos para lidar com a dificuldade administrativa de fazer vários pagamentos em um curto período.

A Grécia deveria pagar pouco mais de 300 milhões de euros ao FMI na sexta-feira (5), os quais, ao lado dos outros pagamentos previstos para este mês, devem somar 1,6 bilhão de euros. Mais cedo nesta quinta-feira, a chefe do FMI, Christine Lagarde, ainda disse estar confiante de que a Grécia honraria a dívida desta semana.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou que colocará o Parlamento a par do estágio atual das negociações com os credores internacionais – FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia – na sexta-feira.

Horas antes, a mando de Tsipras, o governo grego afirmou que o pagamento a credores era apenas uma questão política. Na verdade, o premiê grego tenta não cair na armadilha que ele próprio criou ao prometer mudanças impossíveis em um país que há muito está mergulhado em grave crise econômica.

Há meses, Atenas e credores vêm tentando chegar a um acordo sobre reformas a serem implementadas pela Grécia em troca do desbloqueio de mais 7,2 bilhões de euros do pacote de resgate de 240 bilhões de euros, essencial para manter o país solvente.

Ao final de quatro horas de reunião com os credores em Bruxelas, na quarta-feira, o premiê disse acreditar que haverá progressos nos próximos dias. Em comunicado, a Comissão Europeia disse que essa foi “uma reunião construtiva”. (Com agências internacionais)

grecia_crise_13

apoio_04