Senadores homenageiam o empresário Olacyr de Moraes, que faleceu nesta terça-feira em SP

olacyr_demoraes_01Minuto de silêncio – Durante a sessão plenária desta terça-feira (16), vários senadores homenagearam o empresário Olacyr de Moraes, que morreu de madrugada na cidade de São Paulo em decorrência das complicações de um câncer no pâncreas. O corpo será cremado na quarta-feira na capital paulista.

Blairo Maggi (PR-MT) lembrou o pioneirismo de Olacyr no cultivo da soja no Cerrado, com a Fazenda Itamarati, em Ponta Porã (MS). O parlamentar recordou também que o empresário foi o mais jovem bilionário brasileiro a aparecer no ranking da revista “Forbes”.

“Foi em suas terras que grande parte das pesquisas e cultivos com desenvolvimento de sementes de soja, trigo, algodão, feijão e girassol foi feita” disse o senador mato-grossense, que classificou Olacyr como “grande visionário”.

Waldemir Moka (PMDB-MS) afirmou que Olacyr de Moraes foi um dos precursores da grande agricultura e citou seus investimentos em ferrovias, como a Ferronorte.

“Por tudo que fez, pelo avanço da tecnologia, sobretudo na área da soja, do algodão e do milho, nós sul-mato-grossenses devemos muito a esse grande empresário”, disse Moka.

Para Ronaldo Caiado (DEM-GO), o investimento de Olacyr de Moraes no Mato Grosso do Sul resultou na “agropecuária mais moderna de todos os tempos”, com papel essencial na expansão da fronteira agrícola. O senador também destacou sua preocupação com o meio ambiente e a pesquisa.

Líder do governo no Senado Federal, Delcídio do Amaral (PT-MS) descreveu o empresário como “um homem sempre inovador em suas ideias e que sempre se apoiou na tecnologia”. O parlamentar petista mencionou também as participações de Olacyr em projetos de ferrovias, rodovias e na área de energia.

José Medeiros (PPS-MT) lembrou a contribuição de Olacyr na pesquisa com grãos e produção de etanol em Mato Grosso. “Hoje o Brasil perde a essência, a alma da agricultura.”

apoio_04