Estados Unidos decidem enviar armas pesadas para o Leste Europeu

ashton_carter_01Chumbo grosso – Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira (23) que enviarão armas pesadas, incluindo tanques e veículos blindados, para seis países da Europa Central e do Leste Europeu: Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Romênia.

O anúncio foi feito em Tallinn, capital da Estônia, pelo secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, ao lado de ministros da Defesa da Estônia, da Letônia e da Lituânia. “Não procuramos uma guerra fria e muito menos quente com a Rússia, mas vamos defender nossos aliados”, disse Carter.

Esta é a primeira vez que armas pesadas americanas serão deslocadas para países que pertenciam à esfera de influência da antiga União Soviética e que posteriormente aderiram à OTAN. Serão distribuídos 250 tanques, veículos de combate blindados, armas de artilharia e outros equipamentos militares.

De acordo com Carter, o material circulará na região e será usado para treinamento e exercícios militares. “Não são estáticos [os equipamentos]. A finalidade é permitir uma melhor formação e maior mobilidade às forças na Europa”, disse o secretário norte-americano. A embaixada dos EUA em Varsóvia afirmou que o deslocamento é temporário.

Na última segunda-feira 922), Ashton anunciara que os Estados Unidos contribuirão com armamentos, aeronaves e pessoal para a nova força de reação rápida da OTAN, destinada a ajudar a Europa a reagir contra possíveis avanços territoriais da Rússia, pelo Leste, ou contra grupos terroristas, como o “Estado Islâmico” (EI), pelo sul.

Em Berlim, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, afirmou que órgão duplicará a dimensão da sua força de reação rápida para 30 mil ou até 40 mil soldados, mais do que o dobro do tamanho atual.

O governo estadunidense também decidiu ajudar o Centro de Cooperação de Defesa Cibernética da OTAN, na Estônia, a desenvolver estratégias de proteção contra ataques virtuais.

Os anúncios foram feitos em meio a um clima de crescente tensão entre os países ocidentais e a Rússia, por causa da anexação da Crimeia e o conflito no leste da Ucrânia. Países do Leste Europeu temem possíveis avanços territoriais da Rússia.

Os ministros da Defesa dos 28 países-membros da OTAN se reúnem nesta quarta-feira em Bruxelas para discutir formas de lidar com os desafios da segurança internacional. (Com agências internacionais)

apoio_04