Petrolão: Polícia Federal pede prorrogação de prazo para investigar envolvimento de Gleisi Hoffmann

gleisi_hoffmann_64Pesadelo sem fim – A Polícia Federal encaminhou ao Supremo Tribunal Federal, na quarta-feira (24), novo pedido de prorrogação de prazo da investigação sobre a senadora Gleisi Helena Hoffmann (PT-PR), acusada pelos principais delatores da Operação Lava-Jato – Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa – de ter recebido dinheiro (R$ 1 milhão) do esquema de corrupção que funcionava na Petrobras a partir de superfaturamento de contratos.

O documento enviado ao STF inclui o pedido de prorrogação das investigações de outros 25 inquéritos sobre a participação de políticos envolvidos em ilícitos investigados na Lava-Jato. Entre os alvos dos pedidos de prorrogação está o inquérito que investiga o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O prazo para o encerramento do período de investigações – que teve início nos primeiros dias de março – já foi prorrogado uma vez e deve terminar na próxima segunda-feira (29), a menos que o relator da Lava-Jato no STF, ministro Teori Zavascki, atenda à solicitação dos investigadores.

Além dos casos de Gleisi e Eduardo Cunha, a PF também solicitou a extensão do prazo no inquérito que investiga o ex-deputado Cândido Vaccarezza (PT) e o deputado Vander Loubet (PT-MT) e também no inquérito que tem como investigado o deputado federal Simão Sessim (PP-RJ).

No final da última semana, foi solicitado prazo de mais 60 dias para apurar suposta formação de quadrilha por 37 políticos e dois operadores investigados em um mesmo inquérito. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está entre os investigados na apuração sobre quadrilha.

Antes da decisão de Zavascki, a Procuradoria-Geral da República deve se manifestar sobre a concessão de prazo maior para as investigações, que devem correr normalmente no mês de julho a despeito do período de recesso do Judiciário.

apoio_04