Lava-Jato: UCHO.INFO antecipa-se à Folha e anuncia com exclusividade calvário de Cunha e Calheiros

cunha_calheiros_03Pole position – Com quatro dias de antecedência, a reboque da costumeira exclusividade, o UCHO.INFO saiu à frente do jornal “Folha de S. Paulo” e, na edição da última sexta-feira (26), afirmou que a investigação do Ministério Público Federal sobre Eduardo Cunha e Renan Calheiros, respectivamente presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, avançava e que a dupla poderia se abatida a qualquer momento.

Desde a divulgação da fatídica lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, ambos os parlamentares passaram a se dedicar à produção de fatos “positivos”, assim como polêmicos, estratégia combinada para desviar a atenção da mídia, que continua com um olho nos desdobramentos da Operação Lava-Jato. A ideia inicial era proporcionar suposta blindagem a Calheiros e Cunha, fazendo com que a opinião pública não considerasse as denúncias que devem surgir em breve.

Enquanto o plano dos peemedebistas cumpre o script à risca, com recuos e avanços previstos como correção de rota, a Procuradoria-Geral da República colecionou provas contra os dois mais ilustres investigados no âmbito da Operação Lava-Jato, sendo que Janot poderia, inclusive, solicitar, por meio de medida cautelar, o afastamento de Cunha da presidência da Câmara dos Deputados.

Se por um lado a hipótese de afastamento de Cunha ganha contornos de viabilidade, pelo menos em termos jurídicos, por outro não se pode descartar o fato de que Rodrigo Janot espera ser reconduzido ao cargo, algo que depende da aprovação do Congresso Nacional, mais precisamente do Senado Federal. Sofrendo forte resistência no Parlamento, em especial nos partidos que tiveram parlamentares flagrados no esquema de corrupção, Janot sabe que a política é um jogo sujo que exige atenção e frieza.

No contraponto está o Partido dos Trabalhadores, refém do PMDB e cada vez mais atolado no maior escândalo de corrupção da história, que quer escapar da fila da degola ou, então, arrastar para a guilhotina o maior número possível de aliados, que agora se fazem de desentendidos.

Eduardo Cunha, principalmente, vem trabalhando para embolar uma eventual candidatura petista em 2018, até porque o presidente da Câmara tem projetos políticos muito mais ousados do que podem imaginar os incautos. Há meses, o UCHO.INFO afirmou que Eduardo Cunha começava a articular, nos bastidores, a inserção da discussão sobre o parlamentarismo na pauta da Câmara. No final de semana, veículos da grande imprensa noticiaram o desejo de Cunha de aprovar a matéria o quanto antes, confirmando notícia deste site.

apoio_04