Semanas após a Libéria ter sido declarada livre do ebola, doença reaparece no país

ebola_09Retorno inesperado – Autoridades anunciaram nesta terça-feira (30), que apenas seis semanas depois de a Libéria ter sido declarada isenta do ebola, o vírus reapareceu no país africano.

“Um novo caso de ebola foi registrado no condado de Margibi. O paciente faleceu e houve confirmação positiva antes da morte”, revelou o vice-ministro da Saúde, Tolbert Nyensuah.

De acordo com o vice-ministro, as autoridades identificaram e colocaram em quarentena todas as pessoas que estiveram em contato com o paciente. “Estamos investigando para determinar a origem do novo caso. Pedimos aos liberianos e a todas as pessoas que vivem na Libéria que adotem medidas preventivas”, ressaltou.

O condado de Margibi, onde foi registrado o novo caso de ebola, fica ao leste de Monróvia, longe das fronteiras com os dois países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já foi informada sobre o novo caso do vírus.

O anúncio do retorno do vírus ocorreu no momento em que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, cumprimentava a presidente liberiana, Ellen Johnson Sirleaf, por eliminar os casos da doença no país e principalmente pelos esforços para manter o estado de alerta, de acordo com declaração divulgada na segunda-feira (29) pela presidência da nação africana.

“Parabenizo a Libéria por ter sido declarada livre do ebola. É uma grande recompensa para sua autoridade pessoal para unir o país, e pela determinação e resiliência do povo liberiano” escreveu Ban Ki-moon em carta, citada no comunicado.

Há dezoito meses, desde o início da epidemia, 869 profissionais de saúde foram afetados pelo vírus em Serra Leoa, Guiné e Libéria, dos quais 507 morreram. Ao todo, a OMS registrou 27.237 casos da infecção, incluindo 11.158 mortes. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04