Primeiro-ministro grego apresentará nova proposta na terça; FMI oferece ajuda

alexis_tsipras_17Tabuleiro da crise – De acordo com um integrante do governo grego, um dia após a população ter rejeitado por ampla maioria os termos do acordo internacional de resgate, o primeiro-ministro Alexis Tsipras conversou por telefone com a chanceler alemã Angela Merkel e acertou a apresentação, na terça-feira (7), durante cúpula da União Europeia, de nova proposta para um acordo de resgate. A autoridade, que falou sob condição de anonimato, não deu mais detalhes sobre o telefonema.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou em comunicado que o órgão tomou conhecimento do resultado do plebiscito. “O fundo está monitorando a situação de perto e permanece pronto para ajudar a Grécia, se isso for solicitado”, revelou Lagarde.

Logo depois do anúncio da vitória do “não”, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, foi avisado de que tanto Tsipras quanto o Eurogrupo queriam que ele deixasse o cargo. Varoufakis anunciou sua saída nesta segunda-feira. O ministro era considerado presença “difícil” nas mesas de negociação.

Agora, a Grécia precisa com urgência de dinheiro, já que a situação do país se agravou depois que o governo deu um calote no FMI na última terça-feira, mesmo dia em que o programa de resgate do país expirou. Como há escassez de dinheiro no sistema bancário, o governo liderado por Tsipras planeja prorrogar o fechamento de bancos para além desta segunda-feira, por mais alguns dias.

Na última semana, a Grécia emitiu um decreto impondo controles de capital e ordenando que bancos fechassem após o Banco Central Europeu (BCE) congelar uma ajuda financeira vital. Como o decreto expirou nesta segunda-feira, o governo deve emitir um novo em substituição. “O feriado bancário será ampliado, até sexta-feira ou segunda-feira que vem”, revelou um executivo sênior do setor.

Mais cedo, o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, afirmou que as condições para a retomada das negociações ainda não são adequadas, entretanto a Alemanha permanece aberta a novas conversas.

Seibert disse que a Alemanha respeita o resultado do plebiscito de domingo, e que vai esperar as novas propostas do primeiro-ministro grego. O porta-voz de Merkel ressaltou que o governo alemão adotou a postura de que a ajuda financeira à Grécia só será concedida em troca de “esforços próprios”.

O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, adotou postura firme e declarou que a Grécia tem de apresentar uma oferta que vá além de suas propostas anteriores, caso queira permanecer na zona do euro. De acordo com Gabriel, Atenas pode logo enfrentar a insolvência.

“Se a Grécia quer ficar na zona do euro, o governo grego tem que fazer rapidamente uma oferta substancial que vá além de sua disposição até agora”, disse. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04