EUA e Cuba reabrem embaixadas nesta segunda após mais de 50 anos

Obama-RaulNamoro americano – Nesta segunda-feira, 20, discretamente, Estados Unidos e Cuba entraram em uma nova era de relacionamento pós-Guerra Fria, restaurando os laços diplomáticos rompidos há mais de cinco décadas e restabelecendo embaixadas em suas capitais.

Logo após a meia-noite deste domingo, os dois países estabeleceram oficialmente um novo marco na reaproximação histórica que começou com o surpreendente anúncio dos presidentes Barack Obama e Raúl Castro em dezembro do ano passado.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, vai comparecerá por volta das 10h30 (11h30 no horário de Brasília) à cerimônia de hasteamento da bandeira cubana pela primeira vez em 54 anos sobre uma mansão que voltará a ser a embaixada de Havana em Washington. O evento simbólico será seguido por um encontro no Departamento de Estado americano do secretário de Estado, John Kerry, com Rodríguez, o primeiro chanceler cubano em visita oficial a Washington desde a Revolução Cubana de 1959.

A embaixada dos Estados Unidos em Havana também será reaberta, porém de maneira discreta. Uma bandeira americana só será hasteada quando Kerry fizer uma visita em agosto. (Danielle Cabral Távora)