Presidente da Andrade Gutierrez e mais oito são indiciados na Lava Jato

19jun2015---otavio-azevedo-presidente-da-construtora-andrade-gutierrez-deixa-a-superintendencia-regional-da-policia-federal-pf-em-sao-paulo-na-zona-oeLavando a jato – Na noite deste domingo, 19, a Polícia Federal acusou Otávio Marques de Azevedo, presidente da construtora Andrade Gutiérrez, e mais outras oito pessoas, por suposta participação da empresa em fraudes em contratos, desvios de recursos da Petrobras e corrupção.

Azevedo foi acusado de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação, as mesmas acusações que foram formuladas contra outros quatro diretores da companhia e três pessoas vinculadas ao caso.
Com a formulação desses cargos, a Polícia Federal deu por concluídas as investigações em torno da Andrade Gutiérrez, que faz parte de 20 grandes empresas investigadas na Operação Lava Jato por corrupção envolvendo a Petrobras. De acordo com a própria estatal foram cerca de US$ 2 bilhões nos últimos 10 anos.

A Andrade Gutiérrez é uma das maiores construtoras do Brasil. Ela opera em cerca de 40 países e a Polícia Federal assegura que comprovou sua participação nas fraudes investigadas na estatal petrolífera desde há um ano e meio.
Vale ressaltar que também são investigados diversos políticos, entre eles os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, ambos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), liderado pelo vice-presidente do país, Michel Temer.

Na última sexta-feira, Eduardo Cunha anunciou sua decisão pessoal de não ser mais aliado do Governo, passando para a oposição.

De acordo com as investigações, as companhias privadas envolvidas no caso obtinham contratos combinados com a Petrobras, inflavam seus valores e as diferenças eram repartidas entre os políticos e ex-diretores da estatal. (Danielle Cabral Távora)