Apesar de pedido de Zico, CBF não o indicará para concorrer à presidência da Fifa

13865299Zico não – O ex-jogador Zico enviou uma carta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo a indicação da entidade para que possa se candidatar à presidência da Fifa. A eleição que ocorrerá em fevereiro do ano que vem.

A CBF ainda não respondeu, mas segundo o jornal Folha de S. Paulo, a entidade brasileira não dará essa indicação nem irá apoiá-lo caso consiga registrar a candidatura, porque o ex-jogador tem histórico de confrontos com a entidade.

Com isso, o ex-jogador terá que procurar outra associação filiada à Fifa para indicá-lo. Zico também precisará do apoio de outras cinco federações para ter a candidatura registrada.

Vale lembrar que Zico lançou seu nome para o cargo apenas duas semanas após o início do escândalo de corrupção que assolou o futebol, e do atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciar que iria renunciar e convocar nova eleição.

“Me sinto capacitado. É lógico que é necessário mudanças nas regras do jogo. A forma como existem as indicações é um prenúncio para a corrupção”, ressaltou na época em que avisou que pretendia se candidatar.

Zico é um dos maiores ídolos do Flamengo, e atualmente é técnico do Goa, um time da Índia, país que tenta crescer no cenário internacional do futebol. Ele ainda foi secretário nacional do Esporte, no mandato do ex-presidente Fernando Collor de Mello, entre 1990 e 1991, quando a pasta tinha status de ministério. Na função, ele criou a base da lei que acabaria com o passe, que prendia os jogadores aos clubes mesmo após o fim dos contratos e, um pouco mais de um ano após assumir, entregou o cargo sem ter apoio no Congresso para aprovar a lei.

No mesmo dia em que lançou seu nome à presidência da Fifa, Zico criticou os jogadores, principalmente os da seleção, que não se posicionam sobre as prisões de cartolas, como o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, que é acusado de receber propina para fechar acordos comerciais para as transmissões de torneios como a Libertadores e a Copa do Brasil.

A CBF ainda não decidiu quem pretende apoiar na eleição de fevereiro, mesmo com a Conmebol caminhando para fechar com o francês Michel Platini, que nesta sexta teve confirmada sua candidatura.

Na eleição de maio, que reelegeu Joseph Blatter, a CBF votou no atual mandatário, apesar de a indicação da Conmebol de votar em bloco no oposicionista Ali al Bin-Hussein.

O fim dos registros de concorrentes à eleição para presidente da Fifa será no dia 26 de outubro. Oficialmente, a CBF apenas informa ter recebido a carta de Zico.