S&P revisa perspectiva do rating de estável para negativa. Brasil pode perder o grau de investimento

10636146_613619488758657_2749457689100833309_nDescendo acelerado – A agência de classificação de riscos Standard & Poor’s alterou a perspectiva do rating BBB- do Brasil para negativa. Vale ressaltar que a nota da agência representa um degrau acima do grau especulativo. De acordo com a agência, apesar das mudanças feitas pela presidente Dilma Rousseff em seu segundo mandato, o país enfrenta desafios políticos e circunstâncias econômicas.

Em outras duas grandes agências de classificação de risco, a perspectiva também é negativa. Para a Moody’s, o rating do Brasil é Baa2, com perspectiva negativa, dois degraus acima do grau especulativo. Para a Fitch, o rating do Brasil é BBB, com perspectiva negativa, e também dois degraus acima do grau especulativo. A última mudança da nota da S&P ocorreu em março de 2014, quando então a agência classificou o risco de títulos brasileiros como BBB-.

Após a S&P sinalizar que pode cortar o grau de investimento do Brasil em breve, a moeda americana atingiu novas máximas e chegou a R$ 3,43. O dólar subiu mais de 2% logo depois do anúncio.

A S&P avalia que os riscos para o rebaixamento da nota de crédito do Brasil aumentaram desde a última revisão do rating, em 23 de março. “Nós revisamos a perspectiva para negativa porque acreditamos que, apesar das mudanças de política atualmente em curso, que continuamos a acreditar que têm o apoio da presidente, os riscos para sua execução subiram. Em nossa visão, esses riscos derivam das frentes política e econômica”, diz a agência.

‘(…) acreditamos que, apesar das mudanças de política atualmente em curso, que continuamos a acreditar que têm o apoio da presidente, os riscos para sua execução subiram’, disse a agência S&P em nota.

Para a S&P, as investigações em curso do esquema de corrupção na Petrobrás contra pessoas físicas e jurídicas de alto perfil – tanto do setor público quanto privado – levou a um aumento da incerteza política no curto prazo. “Estas investigações independentes são uma prova da estrutura institucional no Brasil, o que contrasta com a de outras economias emergentes”, avalia a agência.

A S&P ainda vê, no curto prazo, uma diminuição da coesão política no Congresso, o que pode causar um risco material para um eventual rebaixamento por causa da possibilidade de gerar “políticas ineficazes”.

A agência também lembra que a dinâmica complexa entre o PT e o PMDB, que havia diminuído sob a coordenação política do vice-presidente Michel Temer, reapareceu. “Isso gera a perspectiva de apoio no Congresso um pouco menos consistente para aprovar as medidas necessárias de ajuste fiscal, até mesmo um pouco diluído, em comparação com o que já tínhamos observado e esperado no início deste ano”, ressalta.

A S&P destacou os desafios enfrentados pela presidente Dilma Rousseff para angariar apoio para a “correção de rumo na política” e uma “reviravolta na economia”. A agência diz ainda que não trabalha com um cenário base de impeachment da petista.

A agência ainda avaliou que a chance de que a correção de política enfrente mais dificuldades e que demore para que o Brasil volte a crescer firmemente é maior que 1 em 3. Segundo a S&P, a economia brasileira deverá se contrair de forma mais profunda e longa do que o esperado. A agência estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do País encolha 2% em 2015 e não cresça no ano que vem. É esperado apenas um modesto avanço em 2017, diz a agência, sem citar números.

A S&P também afirma que, nos próximos anos, a vulnerabilidade externa do Brasil vai crescer. Os investimentos estrangeiros diretos não devem cobrir completamente o déficit em conta corrente de cerca de 4% do PIB entre 2015 e 2017. A agência observa que, apesar do déficit em conta corrente mais amplo, o Brasil tem baixa necessidade de financiamento externo comparado a seus pares, devido, em grande parte, ao seu alto nível de reservas internacionais.

Porém, a S&P enfatiza que poderá rebaixar o rating BBB- do Brasil caso haja maior deterioração externa e fiscal. “Ao longo dos próximos anos, falhas em avançar nos ajustes fiscal e de outras políticas poderão resultar em erosão maior do que o esperado no perfil financeiro do Brasil e maior erosão da confiança e das perspectivas de crescimento, que poderão levar a um rebaixamento”, ressalta a agência.

A S&P prevê que a dívida pública (líquida de ativos, sem incluir reservas internacionais) deve subir para 53% do PIB em 2015, de 47% do PIB em 2014. Para a agência, a dívida pública média deve ser de 58% do PIB entre 2016 e 2017. No que se refere aos dados fiscais, a S&P espera que o déficit nominal suba para 7,5% do PIB em 2015, de 6,1% em 2014, e desacelere para 5,2% do PIB em 2017.