Após dezenove anos, River Plate é campeão da Copa Libertadores da América

river_plate_01Triunfo esperado – Na noite de quarta-feira (5), o clube argentino River Plate entrou para o seleto grupo de tricampeões da Libertadores ao vencer o Tigres por 3 a 0 no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

Ao garantir o título da Libertadores apenas 50 meses depois do rebaixamento, o River superou Corinthians e Grêmio, que trilharam caminhos semelhantes antes das conquistas de 2012 e 1995, respectivamente.

O time paulista ergueu o troféu da Libertadores em julho de 2012, 55 meses depois da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio foi rebaixado para a segunda divisão nacional em maio de 1991. O time gaúcho contou com uma virada de mesa para voltar à elite em 1993. Dois anos depois, levantou o troféu da Libertadores, em um total de 51 meses entre o descenso e o título continental.

No caminho até o tricampeonato, o River assegurou também os títulos da Série B (2012), do Campeonato Argentino (2014), da Copa Sul-Americana (2014) e da Recopa (2015).

Agora, o River se junta ao grupo de tricampeões, composto por Santos, São Paulo, Olimpia (Paraguai) e Nacional (Uruguai). O time dono de mais títulos da Libertadores é o Independiente, da Argentina, com sete, seguido pelo Boca Juniors, com seis. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04