Crise: analistas apostam em piora da economia, com alta da inflação e novo encolhimento do PIB

crise_economica_27Estripulia econômica – Depois de muita cobrança por parte da opinião pública, o governo passou a admitir a crise econômica, mas ainda não reconheceu a extensão da mesma, que se deteriora a cada novo dia que surge. Enquanto a presidente Dilma Rousseff tenta conter a crise político-institucional, agravada por uma intifada da base aliada no Congresso Nacional, a economia nacional balança de forma perigosa e preocupante, sem perspectivas de melhora no curto prazo.

Nesta segunda-feira (10), como faz regular e semanalmente, o Banco Central divulgou a mais recente edição do Boletim Focus, que como sempre trouxe péssimas notícias acerca da economia. De acordo com os economistas ouvidos pelo BC, a expectativa de desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 caiu de -1,80% para 1,97%, confirmando previsão do UCHO.INFO divulgada semanas atrás. A situação é tão crítica, que alguns analistas do mercado financeiro já trabalham com projeção de -3% para o PIB.

Para ratificar notícia do site, para quem a crise econômica não terá um abrandamento antes de meados de 2018, os economistas das principais instituições financeiras em atividade no País apostam em PIB nulo para 2016, contra 0,20% da previsão anterior. Isso significa que o estrago promovido pelo Partido dos Trabalhadores na economia brasileira durará muito mais tempo do que imaginavam os incautos.

Em relação à inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, a previsão é de um salto de 9,25%, da previsão anterior, para 9,32% ao ano. Ou seja, mesmo com queda no consumo e desaceleração contínua da economia, a inflação permanecerá atormentando a vida do trabalhador brasileiro, que já convive com o malfadado binômio “fim do salário, continuidade do mês”.

Após o Comitê de Polícia Monetária (Copom), do Banco Central, divulgar ata sobre a taxa básica de juro, o mercado financeiro, segundo o Boletim Focus, decidiu manter as expectativas para a Selic na casa de 14,25% ao ano até o final de 2015, confirmando previsão da semana anterior. Em outras palavras, o brasileiro terá de conviver com o fantasma inflacionário, que derrete o ganho do trabalhador e coloca os preços nas alturas. Sem contar os espertos de plantão que aproveitam a ocasião para esfolar o consumidor.

Que a crise econômica cresce de forma devastadora todos sabem, mas é preciso que o governo petista de Dilma Rousseff reconheça que errou e, ao mesmo tempo, tenha coragem de explicar para a parcela desavisada da população sobre a necessidade do ajuste fiscal. Por enquanto, a maioria dos brasileiros continua sem saber as razões do pacote de ajuste fiscal e os seus benefícios.

Como tem afirmado o editor do site, o ajuste fiscal é um caminho sem volta que deve ser percorrido por cada cidadão, mas é preciso que Dilma pague a fatura decorrente de uma administração desastrada da economia. Sendo assim, o melhor dos cenários seria a renúncia da presidente da República, pois o grau de desconfiança que reina no mercado em relação ao País está em curva ascendente e com forte aceleração.

apoio_04