União Europeia destina 2,4 bilhões de euros para gestão da crise migratória

uniao_europeia_10Buscando solução – A União Europeia (UE) liberou nesta segunda-feira (10) 2,4 bilhões de euros para que países-membros melhorem seus programas direcionados a imigrantes. Grécia e Itália, que neste ano receberam milhares de refugiados, contarão com as maiores somas: 560 milhões de euros e 474 milhões de euros, respectivamente.

A verba foi liberada pela Comissão Europeia no contexto do Fundo de Asilo, Migração e Integração e do Fundo para Segurança Interna. O comissário para Migração e Assuntos Internos, Dimitris Avramopoulos, ressaltou que os países-membros da UE estão “diante de desafios inéditos nas áreas de migração e segurança”.

A ajuda deve ser usada até 2020 para a construção de abrigos para imigrantes, melhorar procedimentos de asilo, ajudar a integrar pessoas que chegam ao continente europeu e acelerar o retorno daqueles que não têm permissão para ficar. Também serão destinados recursos para melhorar a gestão de fronteiras, a vigilância e a segurança.

Mais de 192 mil imigrantes vindos da África ou do Oriente Médio chegaram à Europa pelo mar somente em 2015, além de mais de 2 mil pessoas que morreram durante a perigosa travessia do Mar Mediterrâneo.

Também nesta segunda-feira, o ministro da Economia e vice-chanceler federal alemão, Sigmar Gabriel, criticou a distribuição desigual dos imigrantes entre os países-membros da UE. Ao jornal “Bild”, ele disse ser uma vergonha que a Europa não consiga garantir uma melhor distribuição, afirmando que a maioria dos refugiados são acolhidos por Alemanha, Suécia e Áustria. (Com agências internacionais)

apoio_04