Câmara pode abrir processo de impeachment antes de decisão do TCU, afirma Caiado

dilma_rousseff_548Caminho livre – A Câmara dos Deputados não precisa aguardar a conclusão da análise das contas do governo de Dilma Rousseff, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para abrir processo de impeachment contra a presidente da República, que de forma deliberada incorreu em crime de responsabilidade. Essa é a opinião do senador Ronaldo Caiado, líder do Democratas no Senado Federal.

Na visão do parlamentar, os decretos não numerados com abertura de crédito especial em 2014, que autorizam as criminosas “pedaladas fiscais”, são suficientes para o presidente da Câmara autorizar a abertura do processo de impeachment. Os decretos liberam crédito suplementar, de mais de R$ 17 bilhões, sem aprovação do Congresso Nacional e descumprem de forma inconteste a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, detalha o senador.

Nesta segunda-feira (17), Caiado comentou as manifestações do domingo (16), ocorridas em todos estados da federação e no Distrito Federal, as quais, em sua opinião, mostram a convergência da população que cobra solução imediata para a crise e não suporta mais a falta de credibilidade do governo para desfazer um cenário marcado pela corrupção, incompetência e paralisia administrativa.

“Diante do momento que estamos vivendo com o rastreamento desses decretos configurando as pedaladas fiscais, a Câmara dos Deputados não precisa mais esperar o término da análise das contas da presidente pelo TCU para abrir o processo de impeachment. Ao mesmo tempo, esperamos que o TSE retome o mais rápido possível o julgamento que já tem dois votos favoráveis e houve o pedido de vistas do ministro Fux. Está claro, após as várias delações premiadas, a utilização de caixa 2 para abastecer a campanha do PT”, avaliou.

Manifestações

“O que assistimos nas ruas ontem foi a falta de esperança do povo roubada pelo PT, o desespero e a cobrança da população por uma solução para a crise. Não é possível mais convivermos mais com essa situação que escandaliza o Brasil e a falta de credibilidade da presidente para unificar o país. Houve uma convergência total nas ruas pelo combate à corrupção e a saída do PT do poder”, afirmou Caiado.

Ronaldo Caiado citou a participação expressiva do Nordeste nas passeatas que ocorreram em mais de 200 cidades brasileiras. “Pudemos observar pela primeira vez desde o dia 15 de março (data da primeira manifestação) a participação expressiva das cidades do Nordeste que até então não tinha se atentado para a extensão das barbaridades cometidas pelo PT. Todo o país está cansado de ser duramente penalizado por um governo corrupto e incompetente”, concluiu o líder.

apoio_04