Descoberto manuscrito de “Parabéns a você”

parabens_voce_01Rá-tim-bum – O bibliotecário James Procell tem agora um motivo para fazer do seu próximo aniversário uma data mais do que especial. O diretor da biblioteca de música da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, descobriu em seus arquivos o que pode ser o manuscrito original da popular canção “Happy Birthday” (Parabéns a você).

Procell disse que estava vasculhando uma pasta que está na biblioteca desde os anos 1950, quando encontrou o manuscrito de 120 anos de idade, junto com outras 30 canções. “Foi uma casualidade”, disse o bibliotecário.

“Happy Birthday” foi escrita à mão por Mildred Hill (1859-1916), que compôs a canção com a irmã Patty em 1893. O título original é “Good morning to all” (Bom dia para todos), mas a melodia foi adaptada para as ocasiões de aniversário.

Os manuscritos e documentos de Hill, que viveu em Louisville, fazem parte da coleção da biblioteca, mas a partitura de sua canção mais famosa não havia sido detectada ao menos ao longo das últimas seis décadas.

Atualmente, os direitos da canção “Happy Birthday” pertencem à gigante Warner Music, e estima-se que rendam quase 2 milhões de dólares por ano. Ela pode ser cantada num evento privado, por exemplo, mas não pode ser usada sem custo para fins comerciais.

Um grupo de artistas americanos liderados pela cineasta Jennifer Nelson, baseada em Nova York, está movendo um processo contra a gravadora. Eles argumentam que a canção não deveria ser propriedade do selo musical, mas de domínio público. (Com agências internacionais)

apoio_04