Perigo no ar – Nesta terça-feira (8), a Embaixada dos Estados Unidos na África do Sul alerta para o risco de um possível ataque terrorista feito por extremistas contra algum alvo americano no país.
A missão diplomática garantiu ter recebido informação de que algum grupo poderá atacar os interesses dos EUA em solo sul-africano.
“Não há mais informações sobre quando seria e o alvo potencial”, ressaltou o breve comunicado emitido pela Embaixada. No mais, a representação diplomática norte-americana aconselhou cidadãos do país, residentes na África do Sul, a tomar as medidas necessárias para garantir a segurança pessoal, sugerindo que haja permanente estado de alerta em eventos.
Nos últimos meses, vários jovens sul-africanos foram detidos quando tentavam abandonar o país para se juntar ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) do Iraque e Síria.
Conforme estimativas do Instituto de Relações Raciais, cerca de 700 mil pessoas são muçulmanas na África do Sul, que conta com população de 54 milhões de pessoas.
A embaixada iraquiana em Pretória acredita que dezenas de cidadãos sul-africanos combatem nas fileiras do Estado Islâmico e vivem no califado instaurado pela organização, nos territórios que ocuparam no Iraque e Síria. (Danielle Cabral Távora)