CPI da Petrobras: deputada cobra aprovação de requerimento de convocação de Lula

lula_380Linha de tiro – Deputada federal pelo PPS do Maranhão e pré-candidata à prefeitura de São Luís, Eliziane Gama reforçou nesta sexta-feira (11) que a CPI da Petrobras tem o dever de aprovar seu requerimento que solicita a convocação do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, o alarife que agora vive de forma nababesca como um típico lobista de empreiteira.

A parlamentar afirmou que a presença do ex-presidente na comissão que investiga as entranhas do Petrolão, o maior e mais acintoso escândalo de corrupção da história moderna, tornou-se ainda mais necessária após a Policia Federal pedir ao Supremo, na quinta-feira, para que Lula seja ouvido sobre os episódios criminosos envolvendo a petroleira. Para Eliziane Gama, tudo indica que Lula tinha vasto conhecimento das operações ilegais que estariam sendo realizadas na empresa e lembrou que o petista já foi citado em diversos depoimentos prestados à Justiça pelos principais delatores da Operação Lava-Jato.

A parlamentar maranhense ressaltou que o pedido protocolado no início de julho pelo PPS ocorreu após o ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE), condenado no Mensalão do PT e preso na esteira da Lava-Jato, afirmar em depoimento a integrantes do colegiado que a indicação de Paulo Roberto Costa para o cargo de diretor de Abastecimento da Petrobras teria sido um pedido de Lula. O parlamentar afirmou na ocasião que o ex-presidente só não foi preso por conta de sua influência no cenário político nacional.

“É imperativo que Lula seja convocado pela CPI da Petrobras. Nós já apresentamos o pedido e agora esse pedido da PF para que o ex-presidente seja ouvido pela Justiça reforça ainda mais a presença de Lula na comissão. Ele tem que se explicar. Na próxima semana iremos mobilizar os integrantes da CPI para a aprovação desse requerimento”, disse.

Eliziane destacou que é impossível acreditar que Lula não tinha, pelo menos, conhecimento dos mal feitos praticados na Petrobras. Para ela, o pedido da PF demonstra que a Justiça se aproxima, cada vez mais, da alta cúpula do PT.

Ao contrário das alegações oficiais que surgirão em breve, Lula sabia do esquema de corrupção desde o momento em que o então deputado federal José Janene (PP-PR), falecido em 2010, apresentou uma alternativa ao Mensalão do PT. Lula não apenas conhecia o esquema, mas autorizou sua implantação na maior empresa brasileira, a Petrobras, que durante uma década teve seus corruptos saqueados por empreiteiros e políticos criminosos.

É importante destacar que Paulo Roberto Costa, conhecido nas coxias do poder como “Paulinho”, despachava quase que semanalmente com Lula no Palácio do Planalto, ocasião em que recepcionava os novos pedidos do presidente e detalhava as providências tomadas no âmbito dos pleitos anteriores. Um desses pedidos rasteiros e covardes tirou da família do empresário Boris Gorentzvaig a Petroquímica Triunfo, instalada no Rio Grande do Sul, que da noite para o dia passou a integrar o guarda-chuva de negócios do grupo Odebrecht por meio da Braskem.

Lula e seus quejandos podem alegar como quiserem, pois a verdade há de prevalecer nesse país que tanto precisa se livrar das garras de um partido político que acertadamente foi comparado a uma organização criminosa, palavras do senador tucano Aécio Neves.

apoio_04