Cristovam Buarque responsabiliza Lula pelo baixo nível da educação apontado em avaliação nacional

cristovam_buarque_19Tiro ao alvo – O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) responsabilizou, durante pronunciamento na tribuna do Senado, nesta segunda-feira (21), o ex-presidente Lula pelo resultado da Avaliação Nacional de Analfabetismo (ANA), divulgado, na última quinta-feira, que apontou baixo nível de leitura dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental. De acordo com a Avaliação, mais da metade dos estudantes da terceira série até são capazes de ler textos simples, mas, em muitos casos, não conseguem entender o que leram.

“Essa frustração é que é o maior mal que o presidente Lula causou, de ter conduzido o Brasil de uma maneira até satisfatória em muitas coisas. Mas ele não fez as reformas estruturais que a gente esperava. E a reforma fundamental era a reforma da educação”, disse o indignado parlamentar.

O senador lembrou que, em 2005, já alertara o presidente, em carta, para o descaso do país com a educação. Na época, o jornal Folha de São Paulo publicou foto de Lula conversando com crianças numa pequena cidade perto de Caruaru, no interior de Pernambuco.

“Lula desceu de um helicóptero numa fazenda e, em vez de dar um adeus e ir embora, caminhou e se agachou diante de algumas crianças”, destacou o senador.

A atitude do ex-presidente fez dez anos em maio. E fez dez anos também que o senador foi ao mesmo local e conversou com as pessoas.

“Eu fui lá, encontrei as crianças (…) e depois fiz uma carta ao Presidente Lula, em que eu citei o que eu vi, a escola que eu visitei, as mães com que eu conversei, a professora com que eu conversei. Está tudo na carta. E eu dizia: Presidente Lula, o senhor não é culpado dessa tragédia; o senhor acaba de assumir há dois anos, mas, se daqui a dez anos, continuar assim, o senhor é culpado”.

Dez anos depois, o senador pedetista acusou o ex-presidente da República de descaso com a Educação, que ficou simbolizado na situação daquelas pessoas que piorou.

Para o senador, o Lula é culpado. Diz ele: “Eu não fiquei só nisso, eu dei um passo mais. Eu disse: “Presidente, se o senhor quiser resolver isso, estão aqui dez passos que resolveriam isso”.

“São os dez passos que eu tentei implantar durante o ano em que eu fui ministro. E eu acuso aqui: ele é culpado desse relatório que o Ministério da Educação do Governo Dilma fez. Ele é o culpado desse resultado trágico. E eu lamento que isso tenha acontecido”, discursou Cristovam.

Carta de Tito Costa

Cristovam comentou ainda a carta aberta que o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Tito Costa, publicou no último domingo, no jornal “Folha de São Paulo”, criticando o ex-presidente Lula. Na carta, Tito cita as dificuldades de Lula no começo de sua carreira. As perseguições, os problemas que o ex-presidente enfrentou e das esperanças que ele representava.

“E hoje, quando analisa esse período, ele se sente frustrado com o fato de que o Lula jogou fora, nos oito anos de seu governo e nesses quatro também – que são de governo dele ainda –, a chance de fazer as reformas estruturais por que o Brizola, o Arraes, todos os grandes líderes do passado lutavam, os de esquerda, progressistas”.

“Não houve isso no Brasil – prosseguiu o senador em referência à carta de Tito – e ele diz que o Presidente Lula, por uma visão eleitoreira, essa é a verdade, preferiu se comportar como aquele que aumentou a renda da população pobre. Isso não é ruim, mas não é estrutural, porque a inflação está rebaixando totalmente as rendas que aumentaram. Estão se perdendo as vantagens”.

apoio_04