Nessun Dorma: conheça detalhes da ária de Puccini que batizou a nova etapa da Operação Lava-Jato

giacomo_puccini_01Acordes policiais – Deflagrada depois de um interregno que levou muitas pessoas a acreditarem que a Operação Lava-Jato perdera força, a Operação Nessun Dorma, décima nona etapa da operação da Polícia Federal que desmontou o maior esquema de corrupção da história nacional, é um aviso para que os envolvidos no escândalo de fato não durmam.

Quando o UCHO.INFO afirma que a Lava-Jato ainda terá muitos desdobramentos e que em breve alcançará destacadas figuras da República, não o faz com base no “achismo”, mas por conhecer as entranhas da longeva operação policial. É importante destacar que na edição de 29 de agosto de 2014 este site noticiou que a Lava-Jato em breve subiria a rampa do Palácio do Planalto, alvejando importantes personagens do mais corrupto governo de toda a história brasileira.

Com a operação da PF colocando na alça de mira Antonio Palocci Filho e José Carlos Bunlai, depois de prender João Vaccari Neto, Renato Duque e José Dirceu de Oliveira e Silva, o próximo passo, na sequência lógica das investigações, é chegar a Luiz Inácio da Silva, o lobista de empreiteira Lula, que sempre soube do esquema de corrupção criado e implantado pelo então deputado federal José Janene (PP-PR), falecido em 2010.

Princesa Turandot

O nome da mais recente etapa da Operação Lava-Jato, que serve para reforçar a dose de insônia dos envolvidos, tem como fonte de inspiração a ária homônima, último ato da ópera “Turandot”, criada pelo italiano Giacomo Puccini em 1926.

Ao contrário do lamaçal que emoldura a mais nova fase da Lava-Jato, a ária narra a proclamação da princesa Turandot, Nesse derradeiro ato da ópera de Puccini, fica estabelecido que ninguém deve dormir, pois todos terão de passar a noite olhando as estrelas, que tremem de amor e de esperança, na tentativa de descobrir o nome do príncipe desconhecido (Caláf), que canta na certeza de que, ao amanhecer, seu esforço não será em vão.

Coincidências à parte, a Operação Lava-Jato tem a sua porção Caláf, uma vez que a cada manhã, que serve de palco para uma nova fase da investigação, muitos segredos do universo do Petrolão são revelados de maneira a estarrecer a opinião pública, que não mais suporta a roubalheira desenfreada que tomou conta de todas as instâncias do poder.

Giacomo Puccini

Nascido em Lucca (Toscana), na Itália, em 22 de dezembro de 1858, Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini, ou simples e genialmente Giacomo Puccini, foi um compositor de ópera, cujas obras estão entre as mais interpretadas atualmente, como “La Bohème”, “Tosca”, “Madama Butterfly” e “Turandot”.

Algumas das árias das óperas de Puccini, como “O mio babbino caro”, “Che gelida manina” (La Bohème) e “Nessun dorma” (Turandot) tornaram-se parte da cultura popular.

Considerado “um dos maiores expoentes das óperas realistas” Giacomo Puccini é lembrado como um dos últimos maiores compositores operísticos italianos. Seu repertório é marcado pelo “verismo” – rígida representação da verdade e da realidade é essencial à arte e à literatura – ou pela tradição operística pós-romântica e estilo literário.

Enquanto seu trabalho essencialmente é baseado nas tradicionais óperas italianas do fim do século XIX, sua música mostra algumas influências de compositores contemporâneos e do movimento impressionista e de Igor Stravinsky. Os temas mais comuns em suas óperas incluem um fim trágico, heroínas e o amor.

apoio_04