Jornal italiano afirma que papa Francisco tem tumor no cérebro; Vaticano nega a informação

papa_francisco_1001

Nesta quarta-feira (21), o jornal italiano “La Nazione” publicou que o argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, de 78 anos, tem um pequeno tumor benigno no cérebro. De acordo com o tabloide, o pontífice poderá curar sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Momentos depois de a notícia ser divulgada, o Vaticano desmentiu a informação.

“A divulgação de notícias infundadas é de irresponsabilidade grave e não merece atenção”, disse o porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi.

Segundo o jornal, “uma pequena sombra” foi detectada em exame médico do papa, feito há sete meses por um especialista japonês, o professor Takanori Fukushima, na clínica San Rossore di Barbaricina, próximo à cidade de Pisa, na região norte da Itália.

Ainda de acordo com a publicação, o professor Fukushima teria descartado a necessidade de cirurgia, pois o tumor, segundo consta, é benigno. Após o desmentido do Vaticano, o diretor do “La Nazione”, Andrea Cangini, confirmou a veracidade da informação.

“O desmentido era esperado e compreensível. Seguramos essa informação durante muito tempo para checar a veracidade. Não temos nenhuma dúvida de que seja correta”, disse Cangini.

Aos 78 anos, o chefe da Igreja Católica pratica atividades físicas, mas em determinados momentos mostra sinais de fadiga, o que leva a cancelar compromissos de última hora.

Em declarações recentes, o papa Francisco disse que não tem muito tempo de vida pela frente, mas jamais afirmou sofrer de algum tipo de doença.

Em várias ocasiões, o santo padre afirmou que as viagens oficiais são estafantes, mas, apesar dessa declaração, em novembro próximo fará visita de cinco dias à África, onde terá uma agenda repleta de compromissos e disputada. (Com informações da AFP e do La Nazione)

apoio_04