Seus olhos costumam tremer? Isso pode indicar doença ocular

blefaroespasmo_1001

Muitas pessoas já tiveram a sensação de “olhos tremendo”. Essa sensação, na verdade, são contrações involuntárias das pálpebras que podem ter ligação com o estresse, abuso de cafeína, fadiga ou com alguma doença oftalmológica.

De acordo com o Dr. Eric Andrade, oftalmologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, esse fenômeno está normalmente associado a uma disfunção das glândulas que produzem a lágrima e que acomete, principalmente, pessoas que moram nos grandes centros urbanos, já que sua causa está diretamente ligada ao alto nível de poluição do ar.

Isto é, quem mora nas grandes capitais está sujeito a esse tipo de distúrbio, pois a poluição altera a composição da camada da lágrima, podendo desencadear também a Síndrome do Olho Seco, que traz outros sintomas, como a sensação de areia nos olhos e até visão turva.

Segundo o oftalmologista, é importante avaliar os sintomas junto ao especialista sempre que os tremores aparecerem, pois eles podem ser indicação de uma doença que merece atenção, como é o caso da Blefaroespasmo Ocular, que atinge cerca de 0,1% da população e é mais comum em mulheres.

O blefaroespasmo é uma doença que se caracteriza pelo fechamento repetitivo e involuntário das pálpebras provocado pelas contrações dos músculos oculares. No primeiro estágio, os tremores podem afetar apenas um olho, mas ambos podem ser comprometidos. Normalmente, a doença começa com sintomas moderados, mas podem se intensificar com o passar do tempo. As principais manifestações são as piscadas contínuas e a cegueira funcional.

Dr. Eric alerta ainda que, além do blefaroespasmo, causas como os tumores encefálicos também podem estar relacionados com os tremores das pálpebras. “Quando a causa é devido à disfunção das camadas da lágrima, é necessário realizar um estudo sobre sua quantidade e qualidade. Caso a hipótese for encefálica, um exame de neuroimagem deve ser solicitado”.

Devido à complexidade diagnóstica nesses casos, é importante procurar um médico oftalmologista sempre que apresentar tal sintoma, e realizar o diagnóstico preciso e tratar conforme a causa.

apoio_04