Eliminatórias: Brasil sofre com pressão peruana, em Salvador; Dunga fez mistério por nada

selecao_brasileira_1002

Apesar de já saber que não será possível fechar 2015 na liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, a seleção brasileira sabe que uma vitória nesta terça-feira, às 22 horas (de Brasília), diante do Peru, na Arena Fonte Nova, em Salvador, ajudará a equipe e o treinador Dunga a ganharem fôlego e confiança até março do ano que vem, quando a competição recomeçará.

Apesar de ser o favorito para o jogo desta noite, Dunga não quer correr riscos. Inclusive, a vitória contra o Peru é vista como obrigação para aliviar a pressão que o treinador passou a sofrer desde o fracasso na última Copa América. “Temos de somar pontos o mais rápido possível”, destacou Dunga nesta segunda-feira.

O treinador tenta demonstrar confiança à torcida e não vê motivos para se sentir ameaçado no cargo mesmo em caso de tropeço diante do Peru.

Vale ressaltar que a seleção está na quarta colocação das Eliminatórias, com quatro pontos, e se não derrotar os peruanos pode virar o ano fora da zona de classificação para o Mundial (os quatro primeiros avançam direto e o quinto colocado disputará a repescagem). “Ameaçado? Não sei por quê. É o futebol, é normal a cobrança que se tem em todas as profissões. É resultado. Acho ameaçado é uma palavra um pouco forte”, disse o técnico.

Dunga escondeu os treinos e a escalação, porém tudo indica que ele abandonará o esquema com um centroavante fixo que utilizou nas partidas contra Venezuela e Argentina, para que Neymar jogue mais solto.

O jogador deixou duas vezes a concentração para ir ao dentista, mas está confirmado para o jogo. Com a provável saída de Ricardo Oliveira e o retorno de Douglas Costa ao time titular, o treinador optará por uma formação mais leve e rápida para desarticular a defesa peruana.

“Temos de jogar com as características dos nossos jogadores e tentar surpreender o adversário”, disse Dunga quando questionado sobre o seu plano de jogo para superar o Peru.
Nesta segunda-feira, quando os jornalistas tiveram acesso a 15 minutos do treino que a equipe realizou no estádio de Pituaçu, os atletas já disputavam um rachão em campo reduzido. Até o ex-jogador Careca, auxiliar pontual da seleção, participou da brincadeira – e fez gol.

Se no Brasil todo o protagonismo recai sobre Neymar, no Peru o dono da bola é Paolo Guerrero. O atacante do Flamengo é o principal jogador da seleção peruana e referência no time montado por Ricardo Gareca, técnico argentino com passagem pelo Palmeiras.

Guerrero foi artilheiro das últimas duas edições da Copa América. Nesta terça-feira, ele será marcado de perto por um ex-companheiro de Corinthians: o zagueiro Gil, novo titular da seleção após a expulsão de David Luiz. Os 45 mil ingressos colocados à venda para a partida estão esgotados desde a semana passada.

apoio_04