Polícia belga detém suspeitos em operações antiterrorismo na capital Bruxelas

belgica_1001belgica_2001106627″ />

A polícia da Bélgica prendeu dezesseis suspeitos de terrorismo em uma megaoperação policial em Bruxelas, no domingo (22), comunicaram promotores do país. O foragido Salah Abdeslam, suspeito de envolvimento nos ataques de Paris, não foi capturado. Um dos detidos se feriu durante uma colisão com um veículo da polícia belga, enquanto tentava fugir.

“Dezesseis pessoas foram presas em 19 operações policiais em e nos arredores de Bruxelas. O juiz decidirá amanhã se eles seguirão detidos”, disse o porta-voz da promotoria federal, Eric van der Sypt, em coletiva de imprensa. “Salah Abdeslam não foi capturado nessas operações.” Três moradias também foram revistadas por policiais na cidade de Charleroi, no sul da Bélgica. “As investigações continuam”, concluiu.

A capital belga está em alerta máximo desde a manhã do último sábado (21). Soldados patrulham as ruas, que estão na maioria desertas. O primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, declarou no domingo que Bruxelas permanecerá em alerta máximo (nível ‘quatro’) devido a um “risco sério e iminente” de ataques terroristas. Já o resto do país continuará no nível ‘três’.

“Nós ainda tememos que um ataque semelhante ao de Paris seja cometido em Bruxelas e em outros lugares”, disse Michel. Ainda de acordo com o chefe de governo, as escolas e universidades da capital não vão abrir na próxima segunda-feira. O metrô, que está fechado desde sábado, vai permanecer com a circulação interrompida.

Troca de farpas

O distrito de Molenbeek, em Bruxelas, tornou-se centro das investigações dos ataques em Paris, depois que autoridades francesas descobriram que ao menos dois dos terroristas envolvidos nos ataques de 13 de novembro viviam no local. De acordo com o presidente francês, François Hollande, os atentados foram planejados na Bélgica.

Por outro lado, o primeiro-ministro belga defendeu o país das críticas de Hollande e ressaltou que os ataques planejados pelo grupo em Saint-Denis, em Paris, foram prevenidos graças à inteligência belga. “Gostaria de agradecer aos nossos magistrados, nossos agentes policiais e nossos serviços de inteligência pela sua coragem e mobilização. Obrigado pelas vidas que foram salvas”, declarou.

Em reação aos ataques terroristas, o governo belga pretende ainda alterar a legislação para impossibilitar a venda anônima de chips de celular e permitir que a polícia realize buscas em residências em qualquer momento do dia ou da noite.

apoio_04