E se você pudesse pedalar em uma ciclovia e que por meio dessas pedaladas o pavimento na rua gere energia e enquanto volta para casa pedalando possa colher um tempero de graça pelo caminho? Essas duas possibilidades estão reunidas em um novo projeto para Berlim, a maior cidade e capital da Alemanha.
O projeto foi desenvolvido por oito profissionais, e vai aproveitar uma infraestrutura já existente, porém mal utilizada, dando uma nova cara ao local.
O objetivo é que essa infraestrutura ganhe pavimento que gera energia, semáforos, estações com prestação de serviço para ciclistas e até hortas urbanas ao longo da via.
A rota possui quase nove quilômetros e está localizada embaixo de um viaduto, abaixo de uma antiga linha férrea.
O potencial da área totalmente coberta será melhor aproveitada pelos ciclistas que transitarão tranquilamente, protegidos em dias de sol, chuva e neve.
A intenção é também estimular a economia criativa por meio de serviços oferecidos ao longo do percurso, como pontos de café, assistência técnica e aluguel de bicicletas.
Além disso, a via conectará diversos bairros tendo uma espécie de cortina de vegetação, que funcionará como um filtro acústico e de poluição. O ar mais agradável na rota também será garantido com a criação de hortas ao longo do caminho.
A superfície que transformará o atrito dos pneus com o pavimento em energia renovável também será responsável por garantir a iluminação da via e de outras instalações no local.
Além dos aspectos ambientais, o projeto estimulará o “espírito criativo de Berlim e avançará o debate sobre a mobilidade ciclística na cidade”. Batizado de Radbahn, a ideia é que ele também seja um laboratório experimental a céu aberto, onde diversas iniciativas poderão ser testadas.
O vídeo abaixo mostra como é a via atualmente e como ela ficará: