Em novo escândalo de corrupção envolvendo o PT, Polícia Federal faz chover dinheiro em Pernambuco

mozart_sales_1001

Mais um escândalo de corrupção chacoalha o Partido dos Trabalhadores, cujos “companheiros”, diante da possibilidade de impeachment de Dilma Rousseff, alegam que cumprimento das leis é golpe. Nesta quarta-feira (9), em Pernambuco, a Polícia Federal, no rastro da Operação Pulso, prendeu o petista Mozart Sales, criador do programa “Mais Médicos” e outrora homem de confiança de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde.

Ao perceber a presença dos agentes da Polícia Federal, o presidente da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), o economista Rômulo Maciel Filho, começou a arremessar pela janela inúmeros pacotes de dinheiro. A cena, inusitada a qualquer tempo e principalmente em momentos de crise econômica, foi filmada pela PF. Na mira das investigações também está o petista Mozart Sales, ex-secretário de Gestão do Trabalho e da Educação no Ministério da Saúde (2012/2014) e ex-diretor da Hemobrás.

A Operação Pulso tem o objetivo de combater e eliminar a ação de uma quadrilha especializada no direcionamento de licitações e desvio de dinheiro público da Hemobrás. A PF informou que a Justiça autorizou também o afastamento de três integrantes da Hemobrás, sendo dois diretores.

A operação contou com a participação de 170 policiais federais, que cumpriram as determinações judiciais para o combate crimes cometidos em licitações e contratos de logística de plasma e hemoderivados, bem como na própria obra de construção da fábrica na cidade pernambucana de Goiana.


A Hemobrás tem como objetivo alcançar autonomia tecnológica na produção de medicamentos derivados do sangue necessários para abastecimento de pacientes da rede pública de saúde. Durante a operação, segundo a PF, percebeu-se que inúmeras amostras de sangue coletado que deveria ser transformado em medicamentos contra a hemofilia e outras doenças deixaram de ser fabricados em virtude de armazenamento inadequado.

A PF cumpre 28 mandados de busca e apreensão em Pernambuco, Piauí, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo, além de 29 depoimentos mediante intimações e dois mandados de prisão temporária, expedidos contra empresários com atuação na empresa pública. Na mira da Operação Pulso está um lobista que atua em Pernambuco, Piauí e no exterior.

Os crimes imputados aos alvos das investigações são peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à Lei de Licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Apesar da enxurrada de escândalos de corrupção, cujo pináculo é o Petrolão, petistas alegam que o impeachment de Dilma, que não mais conta com a confiança da população, é golpe. Enfim, como disse certa feita um conhecido e sempre ébrio comunista de boteco, “nunca antes na história deste país”. (Matéria atualizada às 15h49)

apoio_04