Identificado terceiro atirador que participou do atentado terrorista ao Bataclan, em Paris

bataclan_1001

Um terceiro atirador que participou do atentado terrorista à casa de shows Bataclan em Paris, no dia 13 de novembro, foi identificado nesta quarta-feira (9) como Foued Mohamed Aggad, de 23 anos, proveniente da cidade francesa de Estrasburgo, segundo as autoridades que participam das investigações.

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, confirmou à rede de televisao BFMTV que o terceiro atirador havia sido finalmente identificado.

De acordo com uma fonte ligada às investigações, Aggad teria viajado à Síria em 2013 com outros jovens. Alguns membros do grupo foram presos em maio de 2014, após retornarem à França. O irmão mais velho de Aggad, Karim, que também viajou à Síria, está atualmente em uma prisão francesa.


O atentado ao Bataclan fez parte de um ataque coordenado na capital francesa que deixou 130 mortos, a maior parte deles na casa de shows. Os outros dois atiradores – que estão entre os sete terroristas mortos – foram identificados como sendo Samy Amimour, de 28 anos, da cidade de Drancy, e Ismail Omar Mostefai, que morava em Chartres. Os três portavam armas automáticas e coletes com explosivos.

Amimour também passou um período na Síria, assim como o suspeito de ser o líder do grupo que realizou o atentado, o belga de origem marroquina Abdelhamid Abaaoud, de 28 anos.

A polícia ainda realiza o trabalho de identificação de alguns dos participantes do ataque coordenado. Um homem morto durante uma batida policial no dia 18 de novembro ainda não foi identificado, assim com os dois homens-bomba que atacaram o Stade de France. As autoridades suspeitam que os passaportes sírios encontrados com os terroristas seriam falsos. (Com agências internacionais)

apoio_04