Cientistas alemães criam sol artificial para gerar energia

wendelstein_7-x_1001

Cientistas da Alemanha anunciaram nesta quinta-feira (10), terem ultrapassado uma etapa fundamental nas pesquisas sobre uma energia própria obtida pela fusão nuclear com o lançamento de um reator que muitos chamam de “sol artificial”.

Os físicos do Instituto Max Planck de física dos plasmas (IPP) levaram nove anos para construir o dispositivo batizado “stellarator”, que custou cerca de um bilhão de euros, até o momento. O objetivo dos cientistas é desenvolver uma nova fonte de energia, gerada pela fusão de nuclear de núcleos, que ocorre naturalmente no interior do sol e da maioria das estrelas.

Ao contrário de usinas de energia nuclear, cuja energia vem da fissão ou divisão dos átomos, o trabalho do stellarator ocorre no sentido inverso: unindo ou fundindo núcleos atômicos.

Este método consiste em submeter átomos de hidrogênio a temperaturas de até 100 milhões de graus Celsius para provocar a fusão dos núcleos, gerando assim energia.

A altíssima temperatura provoca a formação de um plasma, que é necessária para evitar o arrefecimento e manter confinado o tempo suficiente para atingir o ponto de fusão e, por conseguinte, a criação de energia.

Nesta quinta-feira, os físicos alemães começaram a testar a colossal máquina Wendelstein 7-X, criando um plasma com hélio. “Estamos muito satisfeitos”, afirmou Hans-Stephan Bosch, cujo departamento é responsável pelo funcionamento do reator. “Tudo ocorreu como previsto”, declarou.


O primeiro plasma de hélio formado na máquina de 16 metros de comprimento se manteve um décimo de segundo e atingiu uma temperatura de cerca de um milhão de graus. Na sequência a equipe vai tentar prolongar a duração do plasma e determinar a melhor forma de produzi-lo. No próximo mês, os cientistas utilizarão hidrogênio, real objetivo de seu estudo.

Vale destacar que a energia tirada da fusão nuclear é considerada como o “Santo Graal” das energias limpas, apresentada como ilimitada. Ela também não apresenta os perigos associados à energia nuclear, com seus problemas de segurança e seus resíduos radioativos durante milhares de anos.

Vários países já entraram na corrida para a construção de um reator, como o projeto internacional International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER), cuja sede está no sul da França.

O ITER está construindo um tokamak, reator em forma de anel que permite uma fusão nuclear. Mas em virtude de problemas técnicos e dos altos custos, o programa deve ainda levar quase 10 anos para conseguir realizar sua primeira experiência.

Outros reatores experimentais de tamanho bem mais modesto estão igualmente em desenvolvimento nos Estados Unidos, mas o financiamento continua sendo um problema crônico.

apoio_04