Real Madrid demite Rafa Benítez e anuncia o francês Zinedine Zidane como novo treinador

zinedine_zidane_1001

Nesta segunda-feira (4), Florentino Perez, presidente do Real Madrid, anunciou a dispensa do técnico Rafa Benítez e, ao mesmo tempo, a contratação do ex-jogador francês Zinedine Yazid Zidane como novo comandante da equipe madrilenha.

A demissão veio após o empate por 2 a 2 contra o Valencia, no domingo (3), pelo Campeonato Espanhol. Porém, a decisão foi motivada principalmente pela goleada por 4 a 0 sofrida diante do Barcelona.

O vexame no Estádio Santiago Bernabéu aconteceu em novembro e o Real Madrid venceu sete de nove jogos desde então, mas a torcida não perdoou Benítez e pressionou a diretoria cada vez mais pela queda do treinador.

No Campeonato Espanhol, o time da capital dos espanhóis ocupa a terceira posição, quatro pontos atrás do líder Atlético de Madrid e dois a menos que o Barcelona.

Zidane, eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA (1998, 2000 e 2003), foi auxiliar técnico do italiano Carlo Ancelotti na campanha do título da Liga dos Campeões da Europa em 2014 e estava no comando do Real Madrid “B”, da terceira divisão espanhola. O jogador é o primeiro francês na história a assumir o cargo de treinador do clube.


Ao lado de seus filhos durante a apresentação oficial, Zidane mostrou-se muito emocionado pela contratação. “Quero agradecer a oportunidade de treinar esta equipe. Temos o melhor clube do mundo, a melhor torcida do mundo. Temos que tentar fazer o melhor possível para que essa equipe saia vencedora ao final da temporada. Creio que vai dar tudo certo, o importante é estar com o time amanhã (terça-feira) e trabalhar”, discursou.

O francês comandará o seu primeiro treino na manhã desta terça-feira (5) e, na sequência, dará sua primeira entrevista coletiva no estádio Santiago Bernabéu. “É um dia muito importante para mim. Estou um pouco emocionado, mais até de que quando assinei como jogador, mas é normal. A partir de amanhã será outra coisa. Vou colocar todo o meu coração neste clube e tentar sair bem”, ressaltou.

O ex-atleta será o décimo treinador nas duas gestões de Florentino Pérez (2000 a 2006 e de 2009 até hoje). No primeiro mandato, a lista conta com Vicente Del Bosque, que saiu com dois títulos do Campeonato Espanhol e mais dois da Liga dos Campeões; Carlos Queiroz, José Antonio Camacho, Mariano García Remón, o brasileiro Vanderlei Luxemburgo e Juan Ramón López Caro.

No segundo mandato, que iniciou em junho de 2009 com a contratação do chileno Manuel Pellegrini, Pérez também foi responsável pela contratação e demissão de José Mourinho e Carlo Ancelotti, antes de Benítez.

apoio_04