Ataque terrorista em Burkina Faso deixa ao menos vinte mortos

(A. Quoba - AFP - Getty Images)
(A. Quoba – AFP – Getty Images)

Um grupo de jihadistas islâmicos atacou um restaurante e fez reféns num hotel da capital de Burkina Faso nesta sexta-feira (15). De acordo com autoridades de saúde, ao menos 20 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas.

Antes de invadir o Hotel Splendid, no centro comercial de Ouagadougou, três extremistas abriram fogo dentro do restaurante.

Depois de fazer hóspedes e funcionários reféns, eles trocaram tiros com as forças de segurança. Dois carros bomba explodiram do lado de fora. As embaixadas americana e francesa no país confirmaram que o atentado é terrorista.


Segundo o serviço norte-americano de monitoramento de atividades terroristas Site Intelligence Group, a rede terrorista Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQIM, na sigla em inglês) reivindicou a autoria do ataque. O grupo divulgou que os “combatentes estão entrincheirados” e que os “confrontos continuam contra os inimigos da religião.”

Em dezembro, o grupo extremista convocou jihadistas de vários países, inclusive de Burkina Faso, a fazer ataques. A AQIM assumiu a autoria do atentado que deixou 20 mortos no Mali em novembro.

Os ataques desta sexta ocorrem poucas semanas depois da posse do novo presidente de Burkina Faso, Roch Kabore. (Com agências internacionais)

apoio_04