Senador quer convocar ministro Ricardo Berzoini para audiência sobre a finada e polêmica Bancoop

ricardo_berzoini_1001

Senador pelo Democratas de Goiás e líder da legenda no Senado Federal, Ronaldo Caiado apresentou nesta terça-feira (16) requerimento de convocação para ouvir o ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, sobre as fraudes contábeis que culminaram no encerramento das atividades da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, a polêmica Bancoop.

O senador propõe uma audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle da Casa, que também deve contar com o advogado de famílias lesadas, Valter Picazio Júnior, o promotor José Carlos Blat e o ex-segurança de diretores da cooperativa, Andi Roberto Gurczynska.

“Enquanto o ex-presidente Lula gozou de regalias para a conclusão do edifício da Bancoop onde tem um triplex, centenas de famílias de cooperados foram enganadas e perderam tudo que foi investido no sonho da casa própria. É desumano o que fizeram nessa cooperativa e o fato de termos um ministro como fundador é muito grave. A Justiça já determinou a Berzoini e a Vaccari Neto a obrigação de ressarcir os cooperados. Que ele se explique a este Parlamento”, solicitou Caiado.


As investigações indicam que volumes milionários de saques em dinheiro feitos por meio de cheques emitidos pela Bancoop a si mesma ou a dirigentes teriam como finalidade o abastecimento de campanhas eleitorais do PT, em especial a de 2002, quando Lula venceu a corrida rumo ao Palácio do Planalto.

A convocação de Brzoini, se aprovada, acontecerá no momento em que o lobista-palestrante Lula complica-se cada vez mais a reboque dos escândalos do sítio em Atibaia e do tríplex no Guarujá, imóveis que foram reformados por empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato por participação no maior escândalo de corrupção da história, o Petrolão. Lula continua negando as acusações que lhe são imputadas, mas até agora não deu qualquer explicação acerca dos imbróglios.

Captação via Berzoini

A ligação do ministro Ricardo Berzoini também se deu quando ministro do Trabalho, em 2004, ano em que teria mediado, segundo o ex-presidente da Bancoop, Luiz Malheiro, a captação de R$ 36,9 milhões de fundos de pensão estatais para tentar salvar a cooperativa.

“Mais uma vez aparecem aqui os fundos de pensão como instrumento do PT para financiar seus objetivos através do dinheiro de aposentados e viúvas. Não podemos admitir que um ministro de Estado se cale sobre tão pesadas acusações”, defendeu.

apoio_04