Clima de violência marca reta final da campanha do destemperado Donald Trump

donald_trump_1005

Enquanto cai o nível dos debates na campanha pré-eleitoral de Donald John Trump, o clima de violência sobe de maneira assustadora. Na noite do último sábado (12), um evento na cidade de Kansas City (Missouri) foi interrompido diversas vezes por manifestantes. No final, o bilionário os chamou de “lixo” e ameaçou processar cada um deles, exigindo que fossem imediatamente presos.

Também foram registradas manifestações contra o pré-candidato republicano diante do edifício onde se realizava o evento eleitoral. Houve confrontos esporádicos com a polícia e várias detenções. Segundo o canal de notícias CNN, a situação ficou tão tensa que a polícia utilizou gás lacrimogêneo.

Já na sexta-feira (11), houvera embates entre manifestantes e apoiadores de Trump antes de um planejado comício na Universidade de Illinois, em Chicago. A situação ficou ainda mais acirrada depois de o pré-candidato republicano cancelar o evento por considerações de segurança.

Amanhã, terça-feira (15), serão realizadas primárias em cinco estados – Illinois, Missouri, Ohio, Flórida e Carolina do Norte. Para os republicanos, os pleitos são cruciais. Caso Trump obtenha vitórias nesses estados, teria uma vantagem quase insuperável para sua nomeação como candidato republicano à Casa Branca, cuja disputa acontece em novembro.


As prévias também são decisivas para os demais pré-candidatos republicanos John Kasich, governador de Ohio, e Marco Rubio, senador pela Flórida. Eles precisam vencer em seus estados de origem para continuar na corrida à candidatura republicana.

Em evento no Texas, no sábado, o presidente estadunidense apelou aos pré-candidatos para abrandar o tom nos seus comícios. Segundo Obama, eles deveriam se concentrar em propostas para melhorar a situação do país em vez de “insultos e bullying entre escolares”.

Derrota de Trump

Até agora, o controverso bilionário americano Donald Trump é considerado o principal candidato para concorrer pelos republicanos em novembro. Nas últimas semanas,Trump venceu uma eleição após a outra nas prévias realizadas em diversos estados. Mas, aparentemente, sua série de vitórias chegou ao final: nas primárias deste fim de semana, o magnata do setor imobiliário foi derrotado por seus principais adversários.

Neste sábado, o senador republicano Marco Rubio, da Flórida, venceu a votação na capital, Washington D.C., enquanto seu colega texano Ted Cruz ganhou as primárias no estado de Wyoming. Em ambos os estados, Donald Trump obteve apenas o terceiro lugar.

Cruz pôde ainda angariar um delegado em Guam, território americano no Pacífico Ocidental. Entre os democratas, houve somente uma prévia neste sábado, também no Oceano Pacífico.

apoio_04